Há muitas causas possíveis para o sangue na urina. As causas mais comuns são as infecções e inflamações urinárias e os cálculos (pedras). Geralmente, o sangue da urina tem origem em um problema nos rins, ureteres, bexiga ou em outra parte do trato genito-urinário.
É recomendado consultar um ginecologista, no caso da mulher, ou um urologista, no caso do homem, quando a urina com sangue é persistente, durante mais de 48 horas, existe dificuldade para urinar ou incontinência urinária, ou quando surgem outro sintomas como febre acima de 38ºC, dor intensa ao urinar ou vômitos.
Causas. O sangue na urina pode ser causado por problemas em qualquer local do trato urinário, desde os rins até os ureteres, bexiga ou uretra. Algumas mulheres de início confundem sangramento vaginal com sangue na urina.
Enquanto a cistite é uma inflamação da bexiga que pode se tornar uma infecção, a infecção urinária abrange todo o trato urinário, dos rins à uretra. Em ambos os casos, porém, dor ao urinar e uma constante vontade de ir ao banheiro são os sinais mais comuns, podendo existir também presença de sangue na urina.
Podem ocorrer gotas de sangue no vaso sanitário no final da evacuação, ou ainda, pode haver sangue no papel higiênico após a limpeza. O sangramento das hemorroidas geralmente é em pequena quantidade, mas, ser for frequente, pode levar esse paciente à anemia.
Pequenas quantidades de sangue nas fezes ou sangramentos detectáveis somente após a limpeza do ânus com papel higiênico são as formas de sangramento retal mais comuns. Em 90% dos casos, a etiologia é benigna. As principais causas de sangramento retal de pequeno volume são: Hemorroidas.
O que pode ser sangue vivo nas fezes e como tratar. A presença de sangue vivo nas fezes acontece principalmente devido a presença de hemorroidas ou fissuras anais, sendo também comum nesses casos que exista coceira anal, dor e inchaço na região.
O tipo de sangramento mais comum é aquele em que o paciente percebe o sangue no vaso, após evacuar. Às vezes, ele percebe que evacuou e vê fezes normais no vaso, mas também percebe que fica pingando sangue pelo ânus depois da evacuação e isso é típico de sangramento por hemorroidas, que geralmente é indolor.
O sangramento vaginal na gravidez é um problema bastante comum e nem sempre indica problemas graves, mas é importante que seja avaliado pelo médico assim que a mulher note a sua presença, já que também é possível que indique uma situação grave.
No primeiro trimestre da gestação, pode haver um pequeno sangramento ou escapes de sangue logo no início da gravidez, quando ocorre a implantação do saco gestacional no útero — o que pode provocar descamação da parede uterina ou rompimento de alguns vasos.
Os remédios que o ginecologista pode indicar para o controle da hemorragia menstrual podem ser: Anticoncepcionais orais ou DIU - dispositivo intra uterino, para tentar regular a menstruação e diminuir o fluxo sanguíneo.