Basicamente, a emoção é um conjunto de respostas químicas e neurais que surgem quando o cérebro sofre um estímulo ambiental. Já o sentimento é uma resposta à emoção, ou seja, se trata de como a pessoa se sente diante de tal emoção.
De um modo geral, a raiva define-se como um sentimento de protesto, insegurança, timidez ou frustração, contra alguém ou alguma coisa, que se exterioriza quando o ego se sente ferido ou ameaçado. A intensidade da raiva, ou a sua ausência, difere entre as pessoas.
Emoções secundárias ou sociais São aquelas aprendidas e integradas a memórias, sendo avaliadas como boas ou ruins. Simpatia, ciúmes, orgulho, vergonha, admiração e culpa são alguns exemplos. As emoções primárias são mais facilmente identificadas.
Os 3 estados emocionais possíveis
Elas agem como prolongamentos mentais das emoções primárias, que em longo prazo podem nos deixar doentes. Por exemplo, Baugher propõe que o medo nos protege em determinados momentos, mas prolongado no tempo causa ansiedade, fobias e pânico.
Quando dizemos que estamos tensos, cansados, fadigados, com muita energia ou vitalidade estamos falando de emoções fundo. Muitas vezes estas emoções são difíceis de serem percebidas pelo fato de constituírem um estado mais contínuo na pessoa e estarem mais relacionadas com o mundo interno do que com o mundo externo.
As mais frequentes seriam: Passado: satisfação, contentamento, realização, orgulho e serenidade; Presente: alegria, êxtase, tranquilidade, entusiasmo, prazer e flow; Futuro: otimismo, esperança, fé, confiança e segurança.
A principal função das emoções é estabelecer um determinado estado de informações dentro do corpo que nos permitem ter respostas rápidas em diferentes situações como as de risco, por exemplo. A psicologia lida com emoções estabelecidas por experiências vividas e que são registradas de modos distintos em cada pessoa.
Os indutores emocionais são como uma via de dois sentidos. Se os colaboradores têm indutores emocionais que lhes influenciam as perceções, as chefias também têm necessidades pessoais que influenciam as suas perceções e as formas como gostam de comunicar com os seus colaboradores.
Uma forma alternativa de induzir emoções é expor o sujeito a estímulos externos, (Chanel & ET AL., 2005) estímulos esses que podem ser muito variados como músicas, imagens, vídeos, jogos de computador e outros.
Aqui você fala quem é o autor da obra resenhada e não do autor da resenha, no caso, você. Fale brevemente da vida e de algumas outras obras do escritor ou pesquisador. Assine e identifique-se: Agora sim. No último parágrafo você escreve seu nome e fala algo como “Estudante do Curso de IE-UNICAMP”
A emoção acontece quando o córtex cerebral recebe informações fisiológicas. Ao término desses recebimentos, o organismo continua reagindo emocionalmente durante algum período, fazendo com que se acredite no envolvimento de outros fatores relacionados à emoção.