O monopólio é um mercado no qual existe apenas um vendedor, mas muitos compradores. O monopsônio é exata- mente o oposto: um mercado com muitos vendedores, mas apenas um comprador.
Em economia, oligopsônio ou oligopsónio é uma forma de mercado com poucos compradores, chamados de oligopsonistas, e inúmeros vendedores. É um tipo de competição imperfeita, inverso ao caso do oligopólio, onde existem apenas alguns vendedores e vários compradores.
No caso do monopólio existe apenas uma empresa que domina o mercado, enquanto o oligopólio se apresentam duas ou mais. Além disso, o monopólio é considerado exclusivamente um mercado sem concorrência, em que um bem essencial é oferecido apenas por um produtor.
Por exemplo, se um mercado possui 70 concorrentes dos quais apenas quatro dominam 90% do mercado, ele pode ser considerado um oligopólio. Os oligopolistas podem reduzir seus preços a níveis que inviabilize a participação de mercado de competidores mais vulneráveis.
O oligopólio surgiu do processo de acumulação desigual que tem proporcionado a alguns, facilidades econômicas e financeiras, enquanto a outros averso ao risco e sem estímulo estatal não conseguem acompanhar os avanços que a sociedade tem conseguido nos últimos anos.
Qual das seguintes opções é uma característica distintiva de um oligopólio? Um produto homogêneo. O objetivo de maximizar lucro.
Em um mercado com concorrência perfeita, todos os bens são substitutos perfeitos, não existem barreiras à entrada de novas firmas concorrentes e nenhuma firma pode afetar o preço de mercado, de forma que, no equilíbrio de longo prazo, há lucro econômico positivo para todas as firmas.
produtos homogêneos: não existe diferenciação entre os produtos oferecidos pelas empresas concorrentes. não existem barreiras à entrada no mercado. transparência do mercado: as informações sobre lucros, preços etc. são conhecidas por todos os participantes do mercado.
O cartel é um acordo de cooperação entre empresas que buscam controlar um mercado, determinando os preços e limitando a concorrência... Os cartéis prejudicam os consumidores, pois aumentam os preços e restringem a oferta de produtos ou serviços, ou inviabiliza a aquisição deles.
Resposta: Concorrência perfeita: situação na qual existe grande quantidade de compradores e de vendedores. Oligopólio: situação na qual grupos de organizações ou governos controlam determinado ramo de atividade.
A estrutura de concorrência perfeita não se aplica apenas ao mercado de bens e serviços. ... Em um mercado de fatores de produção com concorrência perfeita, existiria, por exemplo, uma oferta abundante de mão de obra e de fornecedores, tornando os preços desses fatores constantes para as empresas.
1- Concorrência Perfeita Considerado ideal por muitos economistas, o modelo de Concorrência Perfeita se aplica quando há muitos vendedores (oferta) e muitos compradores (procura). Nesse caso, as empresas e os consumidores não conseguem influenciar o mercado de maneira individual.
6ª) Por que a demanda em concorrência perfeita é horizontal? A firma, individualmente, seja incapaz de alterar o preço do produto tem uma conseqüência importante, porque implica a curva de demanda do produto ser perfeitamente elástica ou, em outros termos, horizontal.
________________ Concorrência pura ou perfeita É um tipo de mercado em que há um grande número de vendedores (empresas) e de compradores, de tal sorte que uma empresa, isoladamente, por ser insignificante, não afecta os níveis de oferta do mercado e, consequentemente, o preço de equilíbrio, que também não é alterado ...
Como uma empresa competitiva é tomadora de preços, a sua receita é proporcional à sua quantidade produzida. O preço do bem equivale tanto à sua receita média como à sua receita marginal. Para maximizar o lucro, a empresa opta por uma quantidade produzida tal que a receita marginal seja igual ao custo marginal.
Entendendo o conceito básico de maximização do lucro Os custos fixos incorrem sempre em um negócio independente do nível de produção. ... Portanto, uma empresa maximiza o seu lucro operando onde a receita marginal é igual ao seu custo marginal.
Para maximizar lucros, a firma produz 8 unidades do bem no ponto onde o custo marginal iguala ao preço de mercado.