O curso Didática e Metodologia do Ensino Superior confere o título de Especialista em Educação e se destina aos profissionais de todas as áreas do conhecimento que atuam ou desejam atuar como professor.
O Ensino Superior tem a responsabilidade de constituir profissionais capazes de transformar o conhecimento científico em condutas profissionais e pessoais que deverão constituir sua capacidade de atuação. Esta, por sua vez, é definida como aquilo que alunos precisarão estar aptos a fazer.
A Didática é o principal ramo de estudo da pedagogia. Ela investiga os fundamentos, as condições e os modos de realização da instrução e do ensino. A ela cabe converter objetivos sociopolíticos e pedagógicos em objetivos de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos.
Em suma, a didática é a disciplina que fundamenta a prática docente. Somente através dela é que teoria e prática se consolidam, porque ela investiga, orienta e proporciona a realização da formação do indivíduo, construindo e reconstruindo conhecimentos evoluindo para o novo.
A didática é necessária para a formação de um bom professor, para sua aplicação em sala de aula, para o entendimento do aluno e para o rico conhecimento que ambos adquirirão.
excesso de trabalho burocrático, e problemas com necessidade de soluções imediatistas, ficando escasso o tempo para orientação do trabalho pedagógico junto ao professor; dificuldade em colocar em prática a proposta do PPP, no que diz respeito à reflexão-ação-reflexão, desenvolvido pela escola e concretizado em sala de ...
Não se restringe a uma prática de ensino, mas se propõe a compreender a relação que se estabelece entre três elementos: professor, aluno e a matéria a ser ensinada. ... Para isso privilegia a análise das condições de ensino e suas relações com os objetivos, conteúdos, métodos e procedimentos de ensino.