O desvio padrão populacional ou amostral é a raiz quadrada da variância populacional ou amostral correspondente, de modo a ser uma medida de dispersão que seja um número não negativo e que use a mesma unidade de medida dos dados fornecidos.
O coeficiente de variação, denotado por (CV), é uma medida de dispersão relativa que elimina o efeito da magnitude dos dados e exprime, na forma percentual, a dispersão dos dados em relação à média.
As medidas de dispersão são amplitude, desvio, variância e desvio padrão e são usadas para determinar o grau de variação dos números de uma lista com relação à média.
O desvio padrão é uma medida de dispersão usada com a média. Mede a variabilidade dos valores à volta da média. O valor mínimo do desvio padrão é 0 indicando que não há variabilidade, ou seja, que todos os valores são iguais à média.
A variabilidade é a medida em que os pontos de dados em uma distribuição estatística ou conjunto de dados divergem do valor médio, ou mediano, bem como a medida em que esses pontos de dados diferem um do outro. ... Isso pode ser expresso por meio do intervalo, variância ou desvio padrão de um conjunto de dados.