As práticas reflexivas constituem pré-requisitos sobre os quais o docente universitário pode desenvolver determinadas competências para (re)pensar os componentes curriculares de uma disciplina, estimulando processos reflexivos nos alunos e nutrindo a disposição para (re)avaliar seus objetivos, os quais norteiam os ...
Tanto os pronomes reflexivos, quanto os recíprocos, são representados pelos pronomes pessoais do caso oblíquo, sendo esses utilizados na função de complemento: quando átonos (me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, os, as, lhes) se apresentam sem preposição, e quando tônicos (mim, ti, si, ela, ele, nós, vós, eles, elas), com ...
Os pronomes reflexivos, ou reflexive pronouns em inglês, são empregados de forma diferente nesse idioma. Por isso, é importante entender de forma clara como usá-los. Os termos são: myself, yourself, himself, herself, itself, ourselves, yourselves e themselves.
O pronome se será reflexivo, quando o sujeito praticar a ação sobre si mesmo; será reflexivo recíproco, quando um elemento praticar a ação sobre outro, e o outro praticar a ação sobre o "um". ... Outros pronomes oblíquos átonos – me, te, nos, vos - também podem ser reflexivos.
Os pronomes reflexivos são utilizados para representar quando uma ação reflete sobre o próprio sujeito. Eles são marcados pelo uso da terminação 'self', quando estiver no singular, ou 'selves', quando o sujeito estiver no plural.
The house itself is nice, but the garden's very small. A casa em si é bonitinha, mas o jardim é muito pequeno. Se eu quiser dizer "fazer algo sozinho", "sem a companhia de ninguém", posso dizer 'by myself', 'by yourself', 'by herself', etc.
exatamente da mesma maneira que os do português – se, me, nos, etc.
São pronomes pessoais oblíquos que, embora funcionem como objetos direto ou indireto, referem-se ao sujeito da oração. O quadro dos pronomes reflexivos é assim configurado: ... - 1ª pessoa do singular (eu): me, mim.
Tônicos: mim, comigo, ti, contigo, ele, ela, si, consigo, nós, conosco, vós, convosco, eles, elas. Os pronomes em questão somente se classificam como reflexivos ou recíprocos – razão pela qual são empregados na voz reflexiva e na voz reflexiva recíproca. São exemplos: Se você não se cuidar poderá ficar doente.
Pronomes pessoais são aqueles que designam uma das três pessoas do discurso. Os pronomes pessoais são subdivididos em: - do caso reto: função de sujeito na oração.
Gramática. Os pronomes são uma classe gramatical variável que se subdivide em pessoais retos e oblíquos, de tratamento, demonstrativos, possessivos, relativos, indefinidos e interrogativos. Pronome é uma classe de palavras variável cuja finalidade é substituir ou determinar (acompanhar) um substantivo.
É um recurso bastante usado para dar fluidez ao texto e não dizer novamente as mesma palavras. Além disso, os pronomes funcionam para determinar outros substantivos da frase. Veja: ... Os pronomes também podem criar outras relações além de posse, como a ideia de proximidade (essa, esta e aquela).
Veja abaixo a relação de cada pessoa do discurso com seus pronomes possessivos:
a) Quanto, quantos e quantas: são pronomes relativos que seguem os pronomes indefinidos "tudo", "todos" ou "todas". Atuam principalmente como sujeito e objeto direto. b) Como e quando: exprimem noções de modo e tempo, respectivamente.
um pronome pessoal é o que substitue os substantivos, indicando diretamente as pessoas do discurso. Quem fala ou escreve assume os pronomes eu ou nós, usa os pronomes tu, vós, você ou vocês para designar a quem se dirige e ele, ela, eles ou elas para fazer referência à pessoa ou às pessoas de quem fala.