Resposta. Porque essa região era rica em elementos preciosos, além de possuir diversos canais artificiais para ser atravessado, como o acúmulo de sedimentos que dificultaram a navegação de grandes embarcações, sendo um estuário(faixa aquática).
Resposta. Explicação: Devido a discordâncias quanto ao exato traçado do Meridiano de Tordesilhas.
Resposta: Possui rios navegáveis com grande potencial hidrelétrico e está localizada no sul da América do Sul. Além do Brasil, a Bacia Platina está presente no Uruguai, Bolívia, Paraguai e Argentina. Por isso, ela é um importante meio de comunicação entre os países do Mercosul.
É um rio próprio para navegações, constituindo-se em uma importante via de transporte e comunicação para o Paraguai, e também, para o Brasil. O Uruguai serve de limite entre a Argentina e o Brasil. Possui um bom potencial hidráulico e é navegável em longo de seu curso.
Apresenta grande potencial hidrelétrico e trechos propícios à navegação. Os rios da bacia Platina são de fundamental importância, pois eles abastecem a região mais habitada e industrializada do Brasil, além de fornecerem água para outros três países da América do Sul.
Resposta. Os rios da Bacia Platina (Rio da Prata) facilitam a integração entre os países do bloco, pois formam importantes hidrovias!
A bacia do Paraná tem o maior aproveitamento hidroelétrico do Brasil, ela abriga a Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional, entre outras. Seus afluentes como, o rio Tietê e o rio Paranapanema, também possuem grande potencial hidroelétrico.
I - É a maior das três bacias que formam a Bacia Platina, pois possui 891.
O rio Paraná em sua parte alta, separa os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, também este último estado com o Paraná, além de demarcar a fronteira entre Brasil e Paraguai numa extensão de 190 quilômetros até a foz do rio Iguaçu. A partir deste ponto marca o início da fronteira entre Argentina e Paraguai.
Resposta: O rio Paraná forma uma das bacias hidrográficas mais importantes da América do Sul,sendo aproveitado como via de transporte e para produção de energia elétrica, também auxilia no comércio. No mesmo foi contruida a usina de itaupi,a maior do mundo em operação.
A integração energética na América do Sul não é um fenômeno recente. ... Entende-se, ademais, que o projeto promovido pela Unasul é mais ousado, pois relaciona a integração energética à potencialização do processo de integração regional na América do Sul e à diminuição das assimetrias regionais.
É imensa a importância da Região Platina para a Argentina e para o Brasil, visto que ela possui diversas riquezas naturais e uma extensa bacia hidrográfica que permite o transporte fluvial. A bacia da Região Platina possui quatro países, entre eles a Argentina, Paraguai.
Nesse âmbito, podemos destacar que o Brasil tinha especial interesse em preservar os direitos de navegação na região do Rio da Prata, onde embarcações brasileiras garantiam acesso a algumas províncias e empreendiam importantes transações comerciais.
Resposta. Resposta: A) Pois garantia a livre passagem de seus navios para atingir a então província do Mato Grosso e o oeste das províncias do Paraná e Santa Catarina.
A América Platina é a denominação da região da América Latina formada por Argentina, Paraguai e Uruguai. ... A denominação América Platina é uma alusão à Bacia do Rio Prata, que banha a região. Os três países que formam a América Platina correspondiam ao vice-reino do Prata, que pertenceu à Espanha até o século 1830.
Podemos compreender que a América Platina corresponde aos países que fazem parte da denominada Bacia do Prata. Estes países são os seguintes: Argentina, Uruguai e Paraguai. Já os países que pertencem à América Andina, ou melhor, que a compõem são os seguintes: Bolívia, Chile, Equador, Colômbia, Venezuela e Peru.