Um lanche que vale por um jantar: 5 ideias de sanduíches gostosos e saudáveis para deixar suas noites práticas
10 alimentos para comer se você chega tarde do trabalho
Caso você opte pelas torradas com geleia e pasta de amendoim, é importante escolher os produtos integrais que não são adoçados com açúcar. Essa é outra opção completa: com proteínas, carboidratos e gordura boa....
Iogurte. O iogurte é um alimento de fácil digestão, com boa quantidade de proteína e melhor: proteína de qualidade. Assim, pode ser um grande aliado das dietas de emagrecimento e um bom alimento para consumir antes de dormir.
Para a última refeição do dia, o ideal é fazer escolhas saudáveis, que vão proporcionar saciedade e evitar que fique beliscando durante a noite. Seja lanche ou jantar, as hortaliças e legumes são boas opções, bem como leites, iogurtes e oleaginosas que são pouco calóricas.
O metabolismo da glicose e das gorduras é regulado pelo ritmo circadiano e pela manhã está mais eficiente. Quando comparado com comer à tarde ou à noite, comer pela manhã leva a uma melhor sensibilidade à insulina e maior gasto de calorias.
A ceia é uma refeição leve feita ao fim da noite, feita antes de se ir dormir e depois do jantar. É um tipo de refeição que entrou em desuso e, hoje em dia, são relativamente poucas as pessoas que realmente ceiam (ou seja, efetuam a ceia).
Tipos de refeição
Do ponto de vista das representações (livros e revistas de culinária, nutricionistas, entre outros) e das instituições (escolas, hospitais, empresas) o sistema de refeições no Brasil é composto de seis refeições ao dia. São elas: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e lanche (antiga ceia).
“O recomendado é realizar de cinco a seis refeições ao dia: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.