É o mais tradicional, suas pontas não são demasiado longas e a distância entre elas é pequena, tornando este tipo de colarinho ideal para qualquer tipo de terno. Fica bem inclusive com gravatas finas, usando o nó simples por não ter tanto volume.
Colarinho-branco é um termo informal que se refere a um profissional assalariado ou a um profissional ensinado a executar tarefas semiprofissionais. Estas tarefas são administrativas, burocráticas ou de gerenciamento, opondo-se às do "colarinho azul", cujo trabalho requer emprego de mão-de-obra física.
white-collar {substantivo} colarinho branco {m.}
Mills (1979) aponta a existência de duas classes médias: uma antiga e outra nova, a primeira baseada na propriedade, a segunda estabelecida por meio da ocupação. ... Neste sentido, essa nova classe média se aproximaria dos operários, uma vez que ambos não possuem meios de produção.
Os trabalhadores de colarinho-branco, que Mills denominou nova classe média, se diferenciam dos da "antiga" classe média quanto à qualificação profissional. São gerentes e administradores requisitados sobretudo pelo desenvolvimento tecnológico ocorrido em meados do século XX.
Quando falamos dos crimes contra o patrimônio, consideramos os que atentam diretamente contra o patrimônio de uma pessoa ou organização. Ou seja, apropriar-se de maneira ilegal de patrimônio alheio, ou mesmo causar danos a propriedades privadas ou públicas, é considerado um crime contra o patrimônio.