Centimolc, ou cmolc, é igual a 10 mg de hidrogênio. Para se calcular o cmolc/dm³ é necessário conhecer o peso atômico do elemento (em g) e sua valência.
Formas Disponíveis para as plantas: (ppm)* = mg/dm3 ou mg/kg ou ainda kg/ha.
O cloreto de potássio (KCl) é um adubo do grupo dos potássicos que apresenta cerca de 58% de K2O em sua composição. É a principal fonte de potássio para uso na agricultura, representando 90% do total de uso de adubos potássicos.
Fatores de Conversão
Entre as fontes potássicas com alta concentração de cloro, está o fertilizante Cloreto de Potássio (KCl), que contém cerca 47% desse elemento em sua composição.
A fórmula para calcular o T é a seguinte: T = K+Ca+Mg+(H+Al) expressa esta CTC em cmolc/dm³.
O cálculo de calagem baseado no método da elevação da porcentagem de saturação de bases consiste na seguinte fórmula:
Segundo recomendação da Embrapa, a quantidade ideal é 300 quilos de adubo formulado por hectare para pastos direcionados ao gado de corte. Lembrando que a recuperação e manutenção do solo não tem apenas o adubo como base.
Citando a ureia como exemplo, e sabendo que a uréia é composta por 45% de N, estamos falando na aplicação de ± 100 kg de uréia por hectare.
Já na cobertura, os melhores resultados foram constatados quando a adubação nitrogenada (ureia) foi aplicada entre os 25 a 30 dias após a emergência.
Para as hortas e gramados, é preciso usar por volta de uma colher de sopa por cada m², o que gera aproximadamente 15 gramas de ureia por metro quadrado.
Se a quantidade de água for suficiente para incorporar a uréia ao solo, como numa chuva ou irrigação, as perdas de N por volatilização são mínimas. A ação da água deve ocorrer o mais rápido possível, pois a maior perda de nitrogênio por volatilização se dá em até seis dias após a aplicação da uréia.
A uréia é um tipo de fertilizante sólido muito utilizado para fazer a adubação de um grande número de plantas. Apresenta-se na forma de grânulos brancos que contém em sua composição 46% de Nitrogênio. ... E por isso, é um tipo de composto que tem como principal função fornecer esse elemento para as plantas.
Ureia é estável, sem fragrância, umectante e emoliente, que hidrata e restaura a maciez da pele especialmente seca e áspera. Ureia aumenta efetivamente a capacidade da pele em absorver e reter a umidade e age como um queratolítico suave, podendo melhorar a absorção de antiinflamatórios tópicos na pele.
A ureia é um fertilizante nitrogenado amídico (NH2)2, porém, as plantas absorvem o nitrogênio na forma nítrica (NO3–) e amoniacal (NH4+), assim, o nitrogênio da ureia sofre transformações no solo para ficar disponível para as plantas, conforme as figuras a seguir.
As fontes de nitrogênio (N) mais utilizadas são a uréia (45% de N), sulfato de amônio (21% de N e 23% de enxofre - S), nitrato de potássio (13% de N e 44% de K2O), fosfato monoamônico ou MAP (10% de N e 46 a 50% de P2O5) e fosfato diamônico ou DAP (16% de N e 38 a 40% de P2O5).
Para isso, basta fazer aplicações semanais de uréia na plantação por meio de pulverização. A ureia deve ser diluída em água na proporção exata de dois gramas do fertilizante para cada um litro de água. É preciso muita atenção ao horário ideal para realizar a pulverização nas folhas de alface.
A amida é forma básica do fertilizante nitrogenado mais utilizado na agricultura: a ureia. Este é um adubo mineral sintetizado industrialmente, contendo, aproximadamente, 45 % de N, cuja fórmula química é CO(NH2)2. + + OH- ↔ NH3 (g) + H2O.
A ureia é o fertilizante mais utilizado na agricultura mundial como fonte de nitrogênio, e é caracterizada como fertilizante sólido granulado ou pastilhado com concentração por volta de 45% de nitrogênio.
O nitrato de amô- nio é menos utilizado do que a ureia, possuindo uma concentração em torno de 32% de N, e apresenta um custo mais elevado; porém, seu uso pode ser interessante em alguns casos de aplicação superficial (YANO et al., 2005).
O agrônomo listou entre os principais nutrientes para a pastagem o nitrogênio, substância à qual a forrageira responde mais rapidamente, fósforo e potássio.