A tribo de Gade (ou Gad) é uma das doze tribos de Israel. O sétimo filho que Jacó teve de Zilpa, a serva de Leia e irmão de Aser (Gn e Gn . ... A tribo de Gade, durante a marcha pelo deserto, situava-se, juntamente com Simeão e Rúben, a sul do tabernáculo (Nm 2:14).
Gaditas eram homens valentes, adestrados para a guerra, que manejavam bem escudo e lança. Tinha rostos de leão e eram ligeiros como a corça.
Os rubenitas, os gaditas e metade da tribo de Manassés preferiram morar do lado de lá do Rio Jordão, em vez de habitarem na Terra da Promessa. A razão apresentada por eles é que a região era muito propícia para gado.
Os pecados que Davi cometera: adultério, homicídio a sangue frio e o encobrimento hipócrita de tudo, eram um mal horrendo aos olhos de DEUS. Davi se tornara réu da quebra do sexto, sétimo, oitavo, nono e décimo mandamentos (Êx .
Salmo de Davi, quando o profeta Natã veio ter com ele, depois de haver ele possuído Bate-Seba.” (ARA) Natã repreende Davi, e o salmo é visto como uma oração de Davi pelo perdão divino para esse pecado. ...
O Espírito Santo diz: você pecou, mas o Senhor é fiel e justo para perdoar ao que verdadeiramente se arrepende e se compadece de nós. Ele é Bondoso, cheio de graça e rico em misericórdia. A maior dificuldade do ser humano é reconhecer que pecou, que está errado. Sempre atribui o seu erro à alguma coisa ou a alguém.
1 (Salmo de Davi, para o regente, quando o profeta Natã veio até ele, depois dele ter praticado adultério com Bate-Seba:) Tem misericórdia de mim, ó Deus, conforme a tua bondade; desfaz minhas transgressões conforme a abundância de tuas misericórdias. Um pedido de misericórdia é uma confissão de culpa.
Se o Senhor é nosso pastor, podemos descansar, mesmo sob as torrentes de águas, porque não nos faltarão paz, segurança, provimento e amor. Todas as nossas necessidades serão supridas, porque o pastor jamais faltará com sua responsabilidade. Ovelhas só descansam depois de se sentirem seguras, sem temores ou fome.
Contexto Histórico Do Salmo 23 Davi se escondeu na floresta e, percebendo que ali não conseguiria alimentos tão facilmente, confiou em Deus e nas suas provisões. Essa interpretação é reforçada pelo fato dos judeus recitarem esse salmo após lavar as mãos e antes das bênçãos ao término das refeições.
Tudo o que uma ovelha precisa: pasto e água. Ou seja, o necessário para viver. A providência de Deus nunca ultrapassará a quantidade necessária para a vida. Temos os belos exemplos de como Ele cuidou de Seu povo no deserto, suprindo-lhes com o necessário.
Nesses dias de insegurança em que vivemos, é oportuno lembrar as palavras de esperança e de fé registradas no início do Salmo 22, da Bíblia Sagrada, no sentido de reafirmarmos a nossa confiança em Deus: "O senhor é meu pastor e nada me faltará.