A hidradenite, também chamada de hidrosadenite, é uma infecção de origem bacteriana das glândulas sudoríparas apócrinas, decorrente de uma predisposição individual que pode complicar-se devido a infecções. Acomete, em especial, a região axilar.
A hidradenite não tem cura, mas pode ser controlada. Uma das opções é a depilação a laser. — Como é uma doença do complexo do folículo piloso, a depilação a laser ajuda, mas não é uma garantia de que as lesões vão desaparecer — finaliza Ana Carolina.
Pomadas com vitamina A, como Hipoglós ou Hipoderme: ajudam a pele a cicatrizar mais rápido; Injeções de corticoides, como Prednisolona ou Triancinolona: reduzem a inflamação dos caroços, aliviando o inchaço, a dor e a vermelhidão; Analgésicos, como Paracetamol ou Ibuprofeno: ajudam a aliviar o desconforto e a dor.
Não há uma forma clara de prevenção da hidradenite supurativa, mas algumas medidas podem contribuir para o tratamento e para evitar a reativação da doença. Dentre elas: Uso de roupas mais leves. Manter um peso adequado para sua idade, sexo e altura.
2. Alimentos industrializados. Margarina, salgadinhos, bolachas, macarrão instantâneo, comidas congeladas, refrigerantes, sucos de caixinha e sorvetes, entre outros produtos industrializados, costumam ter grandes quantidades de substâncias que aumentam o estado inflamatório do organismo e dificultam a cicatrizaram.
Como tratar: A foliculite nas pernas deve ser tratada por meio da limpeza da pele com água morna e sabão neutro, mas também pode ser recomendado pelo dermatologista o uso de pomadas antibióticas durante 7 a 10 dias para combater a causa da foliculite. Conheça outras causas de bolinhas na pele.
Foliculite Pitirospórica: antifúngicos tópicos ou orais são os mais eficazes para este tipo. Furúnculos e carbúnculos: o médico pode drenar a infecção com uma pequena incisão para aliviar os sintomas. Pode ser necessário o uso de antibióticos para ajudar na melhora dos sintomas.