O Albinismo (também conhecido por hipopigmentação) é uma doença relacionada com a ausência total ou parcial de pigmentação na pele, cabelo e olhos. No vitiligo, a pessoa tem pigmentação mas vai perdendo em algumas partes, por haver uma redução da produção de melanina, responsável pela pigmentação.
Devido a deficiência de melanina, pigmento que além de ser responsável pela coloração da pele, a protege contra a ação da radiação ultravioleta, os albinos são altamente suscetíveis aos danos causados pelo sol.
A doença crônica e autoimune é caracterizada por manchas brancas espalhadas pelo corpo e pelo rosto. Algumas pesquisas sugerem que o vitiligo possa surgir da formação de anticorpos que atacam e destroem os melanócitos ou então inibem a produção da melanina. Até trinta por cento dos casos possuem histórico familiar.
Para o tratamento do vitiligo, alguns tipos de terapias podem ser utilizados, como: Psoraleno + terapia de luz: este tratamento combina uma substância derivada de plantas chamada psoraleno com terapia de luz.
Quando o vitiligo se alastra pela maior parte da pele, é um procedimento normal despigmentar as áreas que ainda permanecem intactas. Para isso há dois tratamentos médicos eficientes: com laser e com hidroquinona, usada por Jackson, segundo seu biógrafo Randy Taraborrelli.