Partícula ''que'' atrai o pronome ''se'' Na linguagem informal brasileira, a próclise (pronome antes do verbo) é a colocação predominante.
É a parte da gramática que trata da correta colocação dos pronomes oblíquos átonos na frase.
Em próclise: pronome colocado antes do verbo; Em ênclise: pronome colocado depois do verbo; Em mesóclise: pronome colocado no meio do verbo.
Se - Conheça as funções dessa palavra
É regra da colocação pronominal, não começar frase com pronome oblíquo átono (me, se, te, a, o, lhe, nos, vos, as, os, lhes), deve-se começar a frase com o verbo e o pronome se colocado na sequência. Ex.: Livre-se de tudo.
Toda frase se inicia com a letra maiúscula. ... A mesma coisa acontece com um parágrafo, afinal, ele também é uma nova frase que se inicia.
Em algumas ocasiões, COMO é um verbo, e significa comer, alimentar-se. Exemplo: Eu como frutas e verduras todos os dias. Nesse caso, aparecerá sempre em início de frases interrogativas diretas, e irá se referir ao modo do verbo. Exemplo: Como terminaremos o trabalho?
pronome Expressa reciprocidade; indica a ação do verbo cujo sujeito é alterado: Capitu penteava-se em frente ao espelho. Indica indeterminação; algo ou alguém indefinido: ainda não se sabe o resultado? conjunção Introduz uma oração com sentido adicional ao da oração principal: não tinha certeza se ele chegaria.
a) Pronome reflexivo: funciona como objeto direto, objeto indireto e sujeito do infinitivo. b) Partícula apassivadora: quando se liga a verbos transitivos diretos com a intenção de apassivá-los. ... c) Índice de indeterminação do sujeito: quando se liga a verbos preposicionados com o papel de indeterminar o sujeito.
PRONOME REFLEXIVO (função morfológica): Indica que a ação praticada pelo sujeito recai sobre o próprio sujeito (voz reflexiva). É substituível por a si mesmo, a si próprio.
Conjunção Integrante SE A conjunção integrante só ocorre em períodos compostos (dois ou mais verbos), pois essa conjunção completa a oração principal. Ela também deve aparecer nas orações subordinadas substantivas.
Vejamos como estabelecer a diferença entre essas duas classes: O pronome relativo inicia oração subordinada adjetiva, e a conjunção integrante, oração subordinada substantiva. O pronome relativo sempre estará entre um verbo e um substantivo – ou palavra substantivada – que mantêm relação sintática entre si.