Além das características já apresentadas, o instrutor também deve possuir:
Como escolher um bom instrutor O ideal é que, no início, você experimente pelo menos três instrutores diferentes. Você só será capaz de saber se o seu instrutor é o melhor, se compará-lo com outros. É comum os alunos se ACOMODAREM, ficarem mais à vontade quando fazem aulas sempre com o mesmo instrutor.
Prepara e ministra treinamentos, elabora materiais e atividades teóricas e práticas conforme projeto estabelecido para capacitar e desenvolver pessoas.
Instrutor é quem transmite conhecimento, e professor é quem orienta os indivíduos a alcançarem a profissionalização por meio de conteúdos e técnicas funcionais, complementando a educação com orientação ao aluno.
Muitos profissionais precisam (ou precisarão) ministrar treinamentos dentro da empresa: seja para compartilhar conhecimentos técnicos; seja porque exercem liderança e poder de influência na equipe; seja porque são vistos como bons “porta-vozes” ou porque se comunicam com facilidade.
O Instrutor de Treinamento é o profissional responsável por preparar e ministrar treinamentos, atividades teóricas e práticas conforme projeto estabelecido. Um Instrutor de Treinamento prepara materiais necessários para realização das tarefas pelos participantes e treinandos.
Existem diferentes tipos de treinamento e desenvolvimento de colaboradores.
7 Tipos de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
As Técnicas de Treinamento Podem ser Classificadas em Três Etapas: Quanto ao uso: podendo ser técnicas de treinamento orientadas para o conteúdo; orientadas para o processo; técnicas de treinamento mistas.
A técnica mais utilizada para transmitir informação em programas de treinamento é a leitura. A leitura é um meio de comunicação que envolve uma situação de mão única na qual um instrutor apresenta verbalmente informação a um grupo de ouvintes.
O treinamento é aplicado para desenvolver habilidades ainda internalizadas no funcionário. D O treinamento é aplicado para desenvolver capacidade intelectual e cognitiva. O treinamento é aplicado para promover mudanças comportamentais de boas práticas interpessoais.
O treinamento de pessoal dentro de uma organização é a ferramenta básica para capacitar e promover novas habilidades inerentes à função que o colaborador desempenha, aproveitando ao máximo a potencialidade da pessoa que dentro da empresa.
Os objetivos do treinamento e desenvolvimento são focados em integrar e qualificar a equipe de modo que as entregas tenham um alto padrão de qualidade, a produtividade seja maximizada e não haja retrabalho por falta de competência. Para isso, desenvolvem-se práticas para capacitar os colaboradores.