A angina se manifesta como uma sensação de dor ou desconforto no centro do peito, de localização mal definida, mais comumente descrita como aperto, peso, sufocação, queimação ou estrangulamento.
"A dor da angina estável dura cerca de 3 a 15 minutos. É importante atenção, pois ela aumenta a probabilidade de ataque cardíaco no futuro", explica o cirurgião. Já a angina instável é mais perigosa. Ela pode atacar a qualquer hora e é comum que aconteça pouco antes de um ataque cardíaco.
Sinais e sintomas da angina
Angina é uma dor no peito temporária ou uma sensação de pressão que ocorre quando o músculo cardíaco não está recebendo oxigênio suficiente. O indivíduo com angina costuma sentir desconforto ou pressão abaixo do esterno. Normalmente, a angina ocorre em resposta ao esforço e é aliviada durante o repouso.
Angina instável ocorre quando os vasos se tornam muito estreitos. Esta condição é semelhante a um ataque cardíaco, sendo um sinal de alerta para o risco de ataque cardíaco no futuro. A causa mais comum é a aterosclerose, que é o estreitamento e formação de depósitos nos vasos sanguíneos ao longo do tempo.