A adjudicação é o ato formal pelo qual a Administração atribui, ao licitante detentor da melhor proposta, o objeto da licitação. ... Isso porque, de acordo com a sistemática adotada pela Lei de Licitações, cabe à autoridade competente homologar e, após, adjudicar o objeto da licitação.
Os princípios básicos da licitação estão previstos no artigo 37 da Constituição Federal, o mesmo que instituiu a regra da obrigatoriedade da licitação. A CF prevê que as licitações devem obedecer aos princípios da legalidade, impessoalidade ou igualdade, moralidade ou probidade administrativa, publicidade e eficiência.
Recapitulando, dentro do processo licitatório temos as seguintes fases:
Em uma proposta para participar de um processo licitatório, você deve indicar o tempo em que você pretende manter essa proposta. É preciso estar atento, pois esse prazo depende do que foi estabelecido no edital. Os editais costumam exigir um prazo mínimo entre 60 e 90 dias para a manutenção da proposta.
Em seu artigo 3, a Lei de Licitações e Contratos fala sobre o objetivo da licitação. Que é garantir que se cumpra o princípio da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável.
A publicação do edital marca a abertura da licitação, também chamado de instrumento convocatório. Nele, constam todas as informações necessárias referentes à licitação, como a modalidade escolhida. Os bens ou serviços são descritos no edital, com detalhes, para que se tenha conhecimento do que está sendo licitado.
Na caixa "Procurar..." você pode digitar palavras-chave ou combinações de palavras-chave para fazer a consulta de licitações atualmente abertas. Você também pode usar as outras opções de busca, por Estado, por município, por proximidade, etc. Não há limite de consultas e todas as licitações encontradas são mostradas.