Quando uma corrente elétrica passa pelo corpo humano, pode-se sentir os seguintes efeitos: pequeno formigamento, dores, espasmos musculares, contrações musculares, alteração nos batimentos cardíacos, parada respiratória, queimaduras e morte.
Choque Dinâmico: É o choque comum, ou seja, aquele em que a pessoa entra em contato com a fonte energizada e fica sob exposição ao choque enquanto a rede estiver fornecendo energia ou a pessoa cessar contato.
Descargas atmosféricas ou raios: uma grande descarga elétrica entre nuvens ou entre nuvens e a Terra produzirá choques elétricos com correntes muito altas. Choque dinâmico: essa corrente poderá ser ocasionada de duas diferentes maneiras; Queda de um condutor no solo ou descarga atmosférica.
É causada principalmente pela eletricidade estática, que nada mais é do que um acúmulo de cargas elétricas em locais muito secos. A descarga eletrostática é mais comum do que se pensa. Sabe quando você vai abrir uma porta e, sem motivo aparente, a maçaneta te dá um choque?
1ª) Choque Estático: Provocado pela eletricidade estática que permanece em certas superfícies, decorrentes de atritos ou efeitos capacitivos. É perceptível quando, por exemplo, tocamos a lataria de um automóvel que acabou de ser desligado e sentimos um "golpe" de formigamento ocasionado pelo choque.
Os cabelos conduzem energia. “O cabelo fica em pé, porque adquire cargas elétricas iguais. ... No dia a dia, os cabelos também podem sofrer com a eletricidade estática, principalmente no tempo frio e seco do inverno. Neste caso, sem a umidade, as cargas se acumulam e os cabelos secos ficam mais eriçados.
O choque é um quadro clínico com risco à vida em que o fornecimento de oxigênio para os órgãos é baixo, causando danos a esses órgãos e, às vezes, morte. A pressão arterial geralmente é baixa.
O que ocorre é que o nosso corpo é eletricamente neutro, apresentando o mesmo número de prótons e elétrons na sua estrutura. Contudo, pode ocorrer um desequilíbrio que fará com que as cargas positivas e negativas se diferenciem na sua quantidade. Pois é nesse desequilíbrio que o choque se dá.