Veja algumas dicas simples, mas que podem fazer a diferença!
O seminário é um gênero oral que serve para apresentar um conteúdo a determinado público, utilizando, se necessário, recursos audiovisuais e outros, com intuito de qualificar a apresentação. Ele serve para diferentes situações, como trabalhos escolares, divulgação de relatórios ou defesa de projetos.
A origem de todas as acepções de seminário é a mesma: o latim seminarium, derivado de semen, seminis, isto é, “semente”. ... As acepções de congresso científico ou cultural, grupo de estudos ou aula dada por um grupo são extensões semânticas que o sentido escolar clássico ganhou por metonímia.
O seminário é um gênero textual oral, em que um tema é exposto através de recursos argumentativos. Para que seja bem-sucedido, é importante ter planejamento. ... Evidentemente, quem a possui pode se sentir mais à vontade, no entanto, o que define a qualidade de um seminário é o seu planejamento.
De acordo com o autor, os seminários podem ser divididos em três: clássico, clássico em grupo e em grupo. O seminário clássico é aquele em que somente uma pessoa apresenta.
O seminário tem por objetivo acompanhar o desenvolvimento das pesquisas dos mestrandos, com vistas aos seguintes aspectos: técnicas de coleta de dados; procedimentos de análises dos dados coletados; elaboração da dissertação.
Texto-Roteiro Didático como método de apresentação de Seminário, tem como essência: ... Apresentação da temática para uma compreensão do tema com o auxílio da análise temática, através de preparação prolongada e pesquisa sistemática, a qual aprofunda a temática, fornece um texto-roteiro apostilado.