Resposta. Trabalho realizado sobre um sistema é negativo, logo, a variação de energia interna é positiva, como a energia interna está relacionada à variação de temperatura, a temperatura aumenta.
No processo de combustão, há uma grande liberação de calor e energia. Essa energia térmica é aproveitada para realizar o trabalho mecânico. A termodinâmica também é aplicada em outras situações, como na turbina de avião e nas usinas termoelétricas, que se utilizam do calor produzido pela fissão atômica.
Em um processo termodinâmico, ocorre no momento em que duas ou todas as variáveis anteriores mudam. Tenha em mente que a variação de apenas um deles é impossível porque eles estão todos interligados por uma razão de proporção inversa ou direta.
Considerando que a Primeira Lei da Termodinâmica é dada por ΔU = Q - W, onde ΔU é a variação da energia interna do gás, Q é a energia transferida na forma de calor e W é o trabalho realizado pelo gás, é correto afirmar que: a) A pressão do gás aumentou e a temperatura diminuiu.
- Transformação Isotérmica Essa transformação ocorre, como o próprio nome indica, à temperatura constante, de modo que a variação da energia interna do gás é igual a zero, pois a energia interna inicial é igual à energia interna final, ΔU = 0.
Quando lixa uma mesa, através do atrito, você transforma integralmente o trabalho em calor com muita facilidade. O processo inverso, ou seja, transformar o calor em trabalho não é tão simples e está sujeito a certas restrições.
Uma máquina térmica não pode converter em trabalho todo o calor recebido. Na verdade, toda máquina térmica e toda máquina frigorífica deve obedecer à primeira lei da termodinâmica e também à segunda lei da termodinâmica.
Resposta. um "motor" ou maquina termica, visto ela transformar parte do calor recebido da fonte quente em trabalho e o resto rejeita para a fonte fria.
pergunta:Quando uma máquina recebe calor e transforma parte deste calor em trabalho útil, dizemos que essa máquina é um motor ou refrigerador? resposta: Motor.
Chamamos de eficiência da máquina à razão do trabalho efetuado (Τ) pelo calor da fonte quente Q1. Partindo do princípio da conservação da energia, podemos substituir o valor do trabalho (Τ) por Q1 – Q2 na expressão da eficiência.
Cálculo da eficiência Para chegar a um resultado, você deve dividir a produção por tempo pelo tempo produtivo. Veja um exemplo para ficar mais claro: Digamos que o resultado da produção por tempo de uma empresa seja 100 unidades/hora. Este número deve ser multiplicado por 8 horas por dia (tempo produtivo).
O rendimento das máquinas térmicas é uma grandeza adimensional dada pela razão entre a quantidade de trabalho mecânico extraído de uma máquina térmica e a quantidade de energia fornecida a ela em forma de calor.
é sempre mais de 100%
Máquinas simples instrumentos que facilitam as tarefas do dia-a-dia. Uma alavanca, uma roldana e um plano inclinado são exemplos de máquinas simples. As ALAVANCAS funcionam com uma barra fixa apoiada em um ponto de apoio.
As máquinas simples são dispositivos capazes de alterar forças, ou simplesmente de mudá-las de direção e sentido. A idéia de uma máquina simples foi criada pelo filósofo grego Arquimedes, no século III a. C., que estudou as máquinas "Arquimedianas": alavanca, polia, e parafuso.