O coração, órgão do sistema cardiovascular, é uma câmara oca com quatro cavidades: dois átrios e dois ventrículos. Possui o formato de um cone invertido com o ápice voltado para baixo e apresenta o volume aproximado de uma mão fechada. Normalmente pesa cerca de 300 g. Observe as principais partes do coração humano.
Na pequena circulação, o sangue venoso (que nesta situação está pobre em oxigênio) sai do coração e segue para os pulmões pelas artérias pulmonares. Uma vez oxigenado, pelo processo de hematose (trocas gasosas) o sangue retorna ao coração através das veias pulmonares (com sangue rico em oxigênio).
Por um lado, os capilares são ligados às veias a partir das vênulas, que levam o sangue de volta ao coração para ser oxigenado no processo pulmonar. Por outro lado, são conectados às artérias através das arteríolas, que levam o sangue oxigenado e rico em nutrientes para os órgãos e tecidos do ser humano.
(UERJ) Os capilares são os vasos sanguíneos que permitem, por difusão, as trocas de substâncias, como nutrientes, excretas e gases, entre o sangue e as células. Alternativa “a”. Os capilares sanguíneos são vasos sanguíneos que apresentam parede delgada que permite a troca de substâncias.
As artérias apresentam paredes bastante resistentes e espessas. Essa característica é importante, pois o sangue que corre nas artérias está sob forte pressão. Assim como nas veias, as artérias são compostas por três camadas: túnica íntima, túnica média e túnica adventícia.
O tronco da artéria pulmonar é a origem da Pequena circulação|circulação pulmonar. Se origina do ventrículo direito do coração, de quem recebe o (sangue venoso) que deve ser dirigido aos (pulmões) para oxigenação. Se divide em dois ramos, a arteria pulmonar esquerda e a artéria pulmonar direita.
A veia cava é considerada a principal veia do corpo, pois ela é responsável por levar o sangue da cabeça, dos membros superior, inferiores e abdômen de volta para o coração.