Fertilize o arbusto de hibisco a cada duas semanas na época da floração.
Um hibisco com folhas amarelas pode sinalizar problemas com o cuidado da árvore, mas não significa necessariamente que ela tenha sido danificada irreparavelmente. ... Uma das causas comuns para as folhas amarelas é a dormência do hibisco, na qual ele não precisa de cuidados especiais.
Não há como tratar as folhas afetadas, mas é possível prevenir que a praga afete as novas folhas que nascerão: aplique calda de fumo – uma mistura coada de pó de fumo, sabão de coco e água – ou óleo mineral. Se preferir o controle químico, recorra a inseticidas de uso caseiro, encontrados em gardens centers.
Em vasos a realidade muda e você deverá oferecer adubo orgânico – composto ou esterco bem curtido, a cada estação e, especialmente, quando se iniciar a floração. Também é adequado fornecer cinza de madeira, farinha de osso e de casca de ovos misturadas à água da rega (não regar as flores e folhas, só o pé da planta).
PLANTIO - o hibisco híbrido é plantado em substrato composto de cinco partes de terra preta, três partes de esterco de gado, uma parte de terra vermelha e outra de areia de rio. O solo deve possuir pH entre 6,8 e 7,2. Já é possível começar a produzir os porta-enxertos, ou cavalos, após seis meses de cultivo.
Faça uma poda completa. Podas totais deixam um gosto amargo na boca, pois, apesar de fazer o hibisco produzir tantas flores, são feitas com um corte quase total da planta. Corte cada ramo de forma que haja apenas dois ou três nós em cada um deles. Não se esqueça que nunca se deve cortar mais do que 2/3 de cada ramo.
De maneira geral, os cortes são feitos um pouco antes da primavera. Mas atenção: não pode arbustos e árvores durante a floração, porque isso significa que elas estão em atividade e a poda será prejudicial à planta. Outra dica: use sempre ferramentas bem afiadas para evitar “machucados” nos galhos.
No inverno, a planta raramente é regada. Na terra molhada e fria, as raízes inativas podem apodrecer. A falta de rega ou nutrição provoca a queda de brotos e flores quando o hibisco floresce.