A NR 32 é uma Norma Regulamentadora que estabelece as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e a saúde dos TRABALHADORES EM SERVIÇOS DE SAÚDE. Ela recomenda para cada situação de risco, a adoção de medidas preventivas e a capacitação dos trabalhadores para o trabalho seguro.
O que significa a NR 32 e qual sua importância nas empresas? A NR 32 é uma norma que define diretrizes básicas de estabelecimentos e implementação de medidas com esse fim. Essa norma atinge trabalhadores prestadores de serviços, de assistência e, também, aqueles com o mesmo tipo de ensino e pesquisa.
A NR 32 tem por finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral.
A NR-32 surgiu da necessidade típica do setor, tais como riscos biológicos, exposição a agentes químicos e acidentes com materiais perfurantes. Ela foi aprovada, no final de setembro, pela Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP).
O ambiente hospitalar é um local onde encontramos muitos riscos existentes no dia a dia de trabalho. E a NR 32 é a norma responsável por estabelecer as medidas protetivas para garantir a saúde e a segurança de todos que atuam naquele local.
O QUE A NORMA DETERMINA EM RELAÇÃO AO RISCO BIOLÓGICO? Considera como Risco Biológico a probabilidade da exposição ocupacional a agentes biológicos (microrganismos, geneticamente modificados ou não; as culturas de células; os parasitas; as toxinas e os príons).
A NR 32 no item 32.
Assim, todos os trabalhadores que exerçam atividades nessas edificações, relacionadas ou não com a promoção e assistência à saúde, são abrangidos pela norma. Por exemplo, atividade de limpeza, lavanderia, reforma e manutenção.
Qualquer edificação destinada à prestação de assistência à saúde da população, em qualquer nível de complexidade. Ela recomenda para cada situação de risco a adoção de medidas preventivas e a capacitação dos trabalhadores para o trabalho seguro.
A NR 32 determina que os empregados de uma clínica de radiologia devem receber um treinamento os riscos associados ao seu trabalho e as medidas de proteção radiológica, incluindo os protocolos de segurança e obrigações, como o uso dos EPIs.
São considerados agentes biológicos os microrganismos geneticamente modificados ou não, os parasitas, as toxinas, as culturas celulares e os príons. Certo. ... 32 (NR-32), os agentes biológicos estão classificados segundo risco.
A Norma Regulamentadora 32, da Anvisa, que trata da segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde, estabelece que “os trabalhadores não devem deixar o local de trabalho com os equipamentos de proteção individual e as vestimentas utilizadas em suas atividades laborais”.
O jaleco ou avental é uma vestimenta de proteção que deve ser sempre usada dentro da área técnica....Normas para Jalecos
O receio das pessoas é de que os jalecos podem levar contaminação externa para o ambiente hospitalar. Entretanto, o risco, de fato, é o contrário”, diz. O jaleco médico – indicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como equipamento de proteção individual – pode ser fonte de contaminação.
O uso do jaleco é obrigatório para todos os profissionais que trabalham em serviços de saúde tanto na Atenção Básica da Saúde (ABS) quanto em outros pontos da rede de atenção da saúde1,2.
Portanto muitos profissionais da área da saúde podem usar o jaleco branco em suas profissões:
Conheça as regras de uso do jaleco médico A utilização do jaleco é normatizada tanto pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) quanto pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). ... Se desejar, o médico poderá ainda acrescentar a palavra “doutor” ou sua abreviatura antes do nome.
O jaleco surgiu no final da Idade Média para proteger os médicos europeus da peste bubônica e era acompanhado de luvas, chapéu, máscara e até um bico que protegia o nariz.
O jaleco branco é considerado o uniforme dos profissionais da enfermagem e cuidadores, uma vez que é visto pelos colegas como um símbolo de respeito e está diretamente ligado à ideia de higiene e limpeza no ambiente clínico e hospitalar.
A síndrome do jaleco branco é um tipo de transtorno psicológico em que a pessoa apresenta um aumento da pressão arterial no momento da consulta médica, porém sua pressão é normal em outros ambientes.
O objetivo era ajustar o jaleco ao corpo não deixando que o tecido solto atrapalhasse os procedimentos médicos. Com a popularização do jaleco em várias profissões, a peça foi simplificada. O cinto deu lugar a uma faixa na parte de trás, que deveria cumprir sua função de ajuste.
O símbolo da FARESI deve ser colocado na manga direita e o símbolo do curso na manga esquerda. 4) Bolsos: O jaleco deverá ter três bolsos frontais, dois na altura do quadril e um na altura do peito esquerdo, onde será bordado o nome do aluno e, abaixo dele, o nome do curso.
Portanto, o efeito de avental branco, que é definido como a diferença de pressão entre a medida dentro e fora do consultório, deve ser encarado como fenômeno comum. Quando os valores de MAPA ou MRPA encontram-se dentro da faixa de normalidade, define-se o diagnóstico de hipertensão do avental branco5.
Como transportar o jaleco? O jaleco deve ser transportado em saco plástico, sem contato com objetos de uso pessoal ou mesmo de alimentos. Na hora de retirá-lo, retire sempre pelo avesso, guardando-o em saco plástico e pelo avesso. Não permita o contato com objetos e alimentos.
Saiba como lavar jalecos em 5 passos
Por ser de poliéster, o jaleco precisa de um cuidado especial para passar. Então, coloque uma fronha ou fralda, para que o ferro não fique em contato direto com o tecido, e passe do lado avesso. O ferro pode marcar a peça e deixá-la com aquela aparência “brilhante”.
Para que ele sempre esteja branco, depois de ser lavado, pegue 1 litro de água, coloque uma colher com bicarbonato de sódio ou anil e deixe-o de molho por cerca de 2 horas. Para que o jaleco se mantenha branco, a dica é colocar uma tampa de álcool, com água e um pouco de sabão em pó. Deixe de molho por 3 horas.