No conhecimento temos dois elementos básicos: o sujeito (cognoscente) e o objeto (cognoscível), o cognoscente é o indivíduo capaz de adquirir conhecimento ou o indivíduo que possui a capacidade de conhecer. O cognoscível é o que se pode conhecer.
Também chamado de sujeito cognoscente ou do conhecimento, o conceito diz respeito às estruturas mentais comuns a todos os seres humanos, que conferem a possibilidade de aprender fazendo relações entre diferentes informações (classificação, comparação, dedução etc.).
apercepção. Com isso, tem-se que o sujeito transcendental pode ser dito como uma consciência de um sujeito autossuficiente capaz de ligar todas as representações através de um juízo, o qual reúne de modo transcendental as condições formais do entendimento e da sensibilidade.
A diferença entre sujeito e objeto perpassa tanto o sujeito quanto o objeto. Ela não deve ser absolutizada nem apagada do pensamento. No sujeito propriamente tudo é imputável ao objeto; o que nele não é objeto, faz estalar semanticamente o "É".
O objeto, de acordo com a gnoseologia, é qualquer coisa que seja externa ao espírito. Pode ser uma idéia, um fenômeno, um pensamento, um conceito. Porém, o sujeito sempre enxerga de forma consciente esse objeto. A gnosiologia tem por objetivo pensar sobre a origem, a essência e os limites do conhecimento.
Só é possível conhecer quando há uma apreensão do objeto pelo sujeito, quer dizer, quando o sujeito é capaz de representar mentalmente o objeto de conhecimento.
Resposta: b)sujeito do conhecimento. Explicação: o objeto é a realidade, as coisas,os fatos a ser explorado conhecido, e o sujeito é o homem o ser racional que quer conhecer, o homem só passa a ser objeto do conhecimento perante um sujeito que queira conhecê-lo.
não,um objeto é um objeto,para ser dono da verdade teria de saber de todos os objetos,não apenas um.
Podemos considerar que um conhecimento é verdadeiro quando ele é fundamentado de forma teórica e prática, o que faz com que seu conteúdo seja confiável. A verdade compreende aos fatos que de fato ocorreram, precisando de uma forte argumentação racional para provar a sua existência.
Resposta. Explicação: Uma pessoa Cética é aquela que sempre tem uma dúvida, e que sempre vai estar contrariando os outros.
O sujeito (Homem) possui três maneiras básicas de conhecer o objeto. Quais são elas? (a)Pelos fatos, pelos Métodos ou pelas ideias. (b)pacientemente, sutilmente ou jeitosamente.
Significado de Realidade substantivo feminino Característica ou particularidade do que é real (tem existência verdadeira). Aquilo que existe verdadeiramente; circunstância ou situação real; verdade: sua vontade se tornou realidade. ... Do latim realitas.
Resposta. Se perceber na ''realidade do outro" pode significar que ele está de algum modo envolvido no meio da vida do outro ou que sua vida está igual.
Realidade (do latim realitas, isto é, “coisa”) significa em uso comum “tudo o que existe”. Ilusão é derivado do verbo em latim iludo, que tem o significado de divertir-se ou recrear, mas possui também o sentido de burlar, de enganar.
Ela investiga o que os homens fizeram, pensaram e sentiram enquanto seres sociais. Nesse sentido, o conhecimento histórico ajuda na compreensão do homem enquanto ser que constrói seu tempo. ... Ao estudar a história nos deparamos com o que os homens foram e fizeram, e isso nos ajuda a compreender o que podemos ser e fazer.