Complacência ou capacitância vascular É a quantidade total de sangue que pode ser armazenada em uma região da circulação para cada mmHg de aumento de pressão. A complacência da veia é 24 vezes maior do que sua artéria correspondente, pois tem volume três vezes maior e é oito vezes mais distensível.
As veias como vasos de capacitância e alta complacência, que servem como reservatório de sangue na circulação e condutores de baixa resistência até os átrios.
Vasoconstrição: diminui o FS, aumenta a RP, aumenta a PA; Vasodilatação: aumenta o FS, diminui a RP, diminui a PA. Figura - Efeito da resistência periférica sobre a pressão sanguínea.
Estimulada pela angiotensina II, ocorre uma alteração na atividade de metaloproteinases de matriz, resultando em maior produção de colágeno e perda de fibras elásticas. Tais alterações resultam em dilatação e calcificação arterial e aumento da espessura da camada íntima, levando à rigidez vascular aumentada.
No envelhecimento ocorre aumento da gordura corporal e a perda da massa magra é progressiva. Diversas funções orgânicas são modificadas com a diminuição da massa magra como função pulmonar, diminuição da imunidade, perda da independência relacionada à perda da força motora.
O envelhecimento é processo natural da vida, não é simplesmente o “passar do tempo”, mas a manifestação apresentada dos processos biológicos que ocorrem ao longo da vida. ... Conforme a pessoa envelhece, a flexibilidade diminui, embora isso ocorra mais devido a inatividade do que o processo de envelhecimento em si.
A perda de flexibilidade nas articulações do nosso corpo limita os movimentos básicos e pode causar dores e lesões, além de aumentar, nos idosos, o risco de quedas. ... Ou seja, a flexibilidade diminui de acordo com a idade.
Conforme as pessoas envelhecem, suas articulações são afetadas por mudanças na cartilagem e no tecido conjuntivo. ... Nesse processo, a quantidade de tecido muscular e o número e tamanho das fibras musculares diminuem gradualmente. O resultado da sarcopenia é a perda gradual de massa e força muscular.
O envelhecimento da população traz problemas como a possibilidade de faltar jovens no mercado de trabalho - o que eleva inclusive o custo da mão de obra gerando problemas econômicos - e a elevação nos custos da previdência social e gastos com saúde.
Com a população envelhecida teremos mais aposentados, tendo mais dinheiro saindo das aposentadorias. Além disso, em uma população envelhecida nascem menos jovens, logo, menos pessoas trabalharão, diminuindo a renda do país.
O envelhecimento demográfico da Europa é considerado um problema porque a sua ocorrência indica uma redução da População Economicamente Ativa (PEA), que é o número de habitantes (geralmente entre 15 e 60 anos) aptos a trabalhar e, portanto, a sustentar a economia.
O fenômeno de envelhecimento da população de um país acontece por alguns motivos, tais como: aumento da expectativa de vida ao nascer (tempo de vida); acesso à qualidade de vida (saneamento, saúde e educação); processo de urbanização (deslocamento da população para centros urbanos);
Verificado por especialistas Assim, os pontos positivos giram em torno das políticas de saúde e o controle das taxas de homicídio vem sendo controladas, porém, quanto aos negativos se faz necessário um aumento da taxa de natalidade caso haja esse desequilíbrio.
Resposta. 1-porque as pessoas têm menos filhos e chegam a idades mais avançadas, graças a qualidade de vida, assistência médica e prevenção de doenças.
Os positivos é que se a população chega a idade avançada, significa que há boas expectativas de vida no país, isso se baseia na educação, saúdr e alimentação.
A consequência direta da redução no número de nascimentos na Europa é o agravamento do envelhecimento populacional no continente e a consequente falta de mão de obra para o trabalho.
Por conseguinte, a taxa de crescimento vegetativo será positiva quando o número de nascimentos for superior ao número de mortes ou negativo se o número de mortes for superior ao de nascimentos. ... Nos países europeus a taxa de crescimento se estabilizou entre -0,07 na Alemanha; 0,21 na Dinamarca e 0,49 na França.
Olá. O baixo índice de crescimento natural afeta diretamente a pirâmide etária europeia. Nesse sentido, quando comparada com o Brasil pode - se ver que a pirâmide europeia está quase que invertida. Dessa forma, como consequência pode - se a maior contribuição da população economicamente ativa.
Ou seja, quanto mais altos os custos, menores as chances de natalidade. Se a taxa de natalidade continuar a diminuir e a expectativa de vida a aumentar, os sistemas previdenciários provavelmente entraram colapso por não haver mais mão de obra a financiar a previdência.
Qual é consequência da redução do crescimento vegetativo do aumento da expectativa de vida em uma população
A grande preocupação dos líderes mundiais com esse crescimento são as consequências que ele pode trazer para o meio ambiente, por exemplo, a escassez da água, a falta de alimento para anos vindouros, o avanço desenfreado da tecnologia, aumento de favelas e da pobreza.
A principal desvantagem, segundo os especialistas é que com a taxa de natalidade baixa e a expectativa de vida cada vez maior, haverá um colapso nos sistemas previdenciários de muitos países que não foram elaborados para este tipo de situação.
O crescimento vegetativo é considerado alto quando atinge índices maiores que 4%, moderada, se estiver entre 1% e 2%, e baixa quando atinge 1% ou menos, podendo chegar aos índices negativos de crescimento. O maior índice de crescimento vegetativo é da Libéria (4.
O crescimento vegetativo representa a diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade. É também chamado de crescimento natural.
Resposta. Significa que na Rússia, mais pessoas morrem do que nascem, isso é, a população está diminuindo, pois o crescimento vegetativo (taxa de natalidade-taxa de mortalidade) é negativo.
O crescimento natural ou crescimento vegetativo é a diferença entre os nascimentos e as mortes, ou seja, entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade, geralmente ele é expresso em porcentagem. O Crescimento vegetativo pode ser: Positivo: Quando o número de nascimentos é maior que o de mortes.
Resposta. Significa que no Brasil, a taxa de natalidade é maior do que a taxa de mortalidade, ou seja, a população está crescendo. Já algumas nações europeias é o contrário, a taxa de mortalidade é maior do que a taxa de natalidade, sendo assim, algumas nações europeias estão diminuindo a população.
Quando a taxa de natalidade é maior que a de mortalidade, tem-se um crescimento vegetativo positivo; caso contrário, o crescimento é negativo; e quando as duas taxas são equivalentes, o crescimento vegetativo é nulo.