Os legisladores brasileiros entendem por "julgamento de equidade" não a adaptação do direito abstrato aos fatos concretos, mas sim o abandono completo do ordenamento jurídico por parte do juiz para que ele então decida "por equidade", ou seja, valendo-se apenas de sua consciência, talvez de um direito natural, ou ainda ...
Equidade consiste na adaptação da regra existente à situação concreta, observando-se os critérios de justiça. Pode-se dizer, então, que a equidade adapta a regra a um caso específico, a fim de deixá-la mais justa. ... Além disso, a mesma "não corrige o que é justo na lei, mas completa o que a justiça não alcança".
O conceito de equidade aparece na Grécia Antiga, nos escritos do filósofo Aristóteles. Para ele, o conceito de equidade está interligado ao conceito de justiça: ... A justiça, por outro lado, está relacionada identicamente com o injusto, que é excesso e falta, contrário à proporcionalidade, do útil ou do nocivo.
As duas principais definições de eficiência empregadas em economia são a eficiência técnica e a eficiência econômica. ... O objetivo da equidade, por sua vez, não recebe muita atenção por parte da economia do bem-estar, uma vez que a noção de otimalidade de Pareto não incorpora questões distributivas.
Equidade: porque ela deve ser comunicada para toda a organização. ... Equidade refere-se ao respeito pela igualdade de direitos e senso de justiça. O assunto vem ganhando espaço de discussão no mundo todo e podemos observar cada vez mais empresas criando programas, comitês e movimentos de discussões.
Desde a mais tenra infância, as pessoas aprendem por todos os meios concebíveis que todos têm oportunidades iguais e que as desigualdades com que se deparam não são o resultado de instituições injustas, mas de seus dotes naturais superiores ou inferiores.