2.
É por meio da conversão (fixação) do nitrogênio atmosférico em compostos nitrogenados – que são utilizados pelas plantas na síntese de proteína – que os microrganismos aumentam a fertilidade do solo. Nesse processo, as substâncias orgânicas são convertidas em compostos inorgânicos, tornando-os úteis para os vegetais.
Os microorganismos do solo são essenciais para o crescimento saudável das plantas. Bactérias, fungos e actinomicetos microscópicos ajudam a decompor tecidos vegetais mortos em formas utilizáveis de nutrientes que alimentam as plantas, melhoram a estrutura do solo, e controlam micróbios causadores de doenças.
1. Regeneração do solo. Apesar do tamanho, microrganismos como bactérias, fungos e leveduras são de enorme importância para a saúde do solo. ... Segundo o pesquisador Eduardo Campello, os microrganismos ajudam as plantas a criar maior resistência em situações de estresse ambiental.
Muitas das espécies de bactérias que colaboram com o homem ajudam plantas a melhorar o crescimento de raízes, digerir nutrientes e protegê-las contra doenças, alagamentos e seca. De fato, cada centímetro quadrado de solo possui uma grande quantidade de minúsculos organismos que podem beneficiar os vegetais.
Há muitos microorganismos que tem relações de mutualismo ou comensalismo com as plantas. Sendo assim, podemos aproveitar-nos disto para a agricultura. Exemplo: Um exemplo muito comum é a fixação de nitrogênio, que consiste na transformação de uma forma inaproveitável do nitrogênio em amônia (uma forma aproveitável).
A presença de microrganismos no solo proporciona uma maior saúde às plantas ali cultivadas e também garante a manutenção constante dos nutrientes, uma vez que, o desgaste do solo é inevitável devido à utilização agrícola, mesmo sendo feita de forma consciente e orgânica.
Os microrganismos atuam na transformação e decomposição da matéria orgânica, na ciclagem de nutrientes e no fluxo de energia no solo. Exemplos desses organismos: bactérias, leveduras, fungos, actinomicetos, protozoários e algas.
10 Aplicações benéficas dos micróbios