A Bainha epitelial de Hertwig é formado pela fusão dos epitélios interno e externo do órgão do esmalte. É constituído por duas fileiras de células cúbicas ou poliédricas. ... É importante citar que a bainha de Hertwig é responsável pelos casos de rizogênese imperfeita que são encontrados em clínica.
6. Anomalias que ocorrem durante os Estágios de Iniciação e Proliferação Geminação (Anomalia de Forma) Tentativa de divisão do germe dental por invaginação, resultando na formação incompleta de dois dentes.
Considerando o significa- do estrito do termo “erupção dentária”, poderia ser definido como sendo a incisão da gengiva realiza- da pelo dente1. Em sentido mais amplo, a erupção dentária pode ser entendida como toda movimen- tação fisiológica do dente, desde a sua formação até atingir uma posição funcional.
O ectomesêquima central fica mais condensado na região central, enquanto o externo inicia a regionalizar-se esfericamente (folículo dentário). Concavidade central, rodeada de ectomesênquima condensado (organização inicial da papila dentária).
Em sendo o órgão do esmalte a porção de origem epitelial do germe dentário, é função das células e estruturas que o formam dar origem ao esmalte dentário através de um processo conhecido por amelogênese.
Na superfície externa dessa cutícula, estão as células remanescentes do órgão do esmalte, denominadas epitélio reduzido do esmalte. Essa menbrana celular na superfície dentária inclui os ameloblastos e os outros remanescentes do órgão do esmalte. Os ameloblastos formam a cutícula primária.
Sua mineralização da dentina em desenvolvimento é iniciada quando vesículas envoltas por membrana (vesículas da matriz), que são produzidas pelos odontoblastos, aparecem. ... A parte da polpa dental é muito inervada, já a dentina possui poucas fibras nervosas amielínicas que penetram nos túbulos na sua porção pulpar.