No dia 27 de outubro de 2020, das 17h às 23h (horário de Brasília), acontecerá nossa 5ª edição do SARAU Digital, um encontro virtual destinado ao desenvolvimento e conhecimento da arte e literatura.
Um sarau é um evento cultural realizado geralmente em casas particulares onde as pessoas se encontram para se expressar ou se manifestar artisticamente.Um sarau pode envolver dança, poesia, leitura de livros, música acústica e também outras formas de arte como pintura, teatro e comidas típicas.
A palavra “sarau” origina-se do latim “seranus” que significa serão, ou seja, atividade que é realizada durante a noite.
Saraus é o plural de sarau. O mesmo que: serões, festas.
Sarau é uma reunião, normalmente noturna, que tem como objetivo compartilhar experiências culturais e promover o convívio social. ... Inicialmente, os saraus eram realizados no Rio de Janeiro, mas logo fazendeiros de São Paulo resolveram aderir à moda e já na metade do século XIX estavam espalhados por todas as capitais.
Literatura, música, champanhe e vinhos eram alguns dos ingredientes dos saraus do Brasil do século 19. Então privilégio de seleto público, esse tipo de encontro chegou ao Brasil em 1808, com D. João, e seguia os moldes dos salões franceses.
Eram feitos nos amplos salões dos chamados “iluminados da sociedade”. Com o tempo, eles passaram a ser realizados também por pessoas de influência, mas que gostavam de uma boa música e queriam promover movimentos artísticos. Laurinda Santos Lobo realizava saraus quatro vezes por mês, em sua casa, em Santa Tereza.
Resposta
2. Crie!
5 formas de apresentar poesias
“O sarau é um evento cultural no qual as pessoas se encontram para se expressar ou se manifestar artisticamente, mas como estamos num processo remoto, pensamos em algo que pudesse tornar ainda mais interessantes as aulas de Redação e logo surgiu a ideia desse evento de forma virtual para que os alunos, de maneira ...
Um sarau pode envolver dança, poesia, leitura de livros, música acústica e também outras formas de arte como pintura, teatro e comidas típicas.
Falar ou simplesmente ler poesia é totalmente diferente de declamá-la. Declamar exige a arte de harmonizar gestos e palavras como se estas tivessem cores e peso. O bom declamador sabe o tempo certo da entonação da voz e tem o equilíbrio necessário para transmitir a emoção que cada estrofe exige.
Para ler poesia é preciso estar presente e saber que há um tempo de tudo, há um tempo de tomar café antes de ir trabalhar e há um tempo de abrir uma rosa. Quem lê poesia precisa do tempo da rosa. Os versos não são prosa, que, como o nome sugere, tem um tempo corrido de conversa. A poesia é lenta, ela não tem pressa.
Declamar é recitar um poema em voz alta.
Recitar com tom e gestos apropriados. 2. Falar veementemente (contra alguém ou alguma coisa); invectivar . ... Falar em tom solene e com afectação .
[Figurado] Cantor e músico ambulante. Plural: menestréis. Plural: menestréis.