Rio de Janeiro
Gilvan José Meira Lins Samico (Recife, Pernambuco, 1928 - idem 2013). Gravador, pintor, desenhista, professor. Em 1952, Gilvan Samico funda, juntamente com outros artistas, o Ateliê Coletivo da Sociedade de Arte Moderna do Recife (SAMR), idealizado pelo gravador Abelardo da Hora.
J. Borges tornou-se um dos mais famosos xilógrafos de Pernambuco, publicou vários álbuns de xilogravuras e alguns de luxo. Com a fama, a família de xilogravadores cresceu, incluindo três filhos do artista, um irmão, três sobrinhos e um primo, graças às aulas do grande mestre e artista popular J.
Dono de uma técnica própria de colorir as imagens sua obra representa o cotidiano do pobre, o cangaço, o amor, os castigos do céu, os mistérios, os milagres, crimes e corrupção, os folguedos populares, a religiosidade, a picardia, sempre ligados ao povo nordestino.
J. Borges é um dos nossos mestres do cordel, um dos artistas folclóricos mais celebrados da América Latina e o xilogravurista brasileiro mais reconhecido no mundo. Criou figuras a partir das histórias e lendas populares, que impregnam o espírito do mestiço nordestino.
Significado de Xilografia substantivo feminino [Artes] Arte de gravar em madeira; técnica que consiste no entalhe de desenhos em madeira para, posteriormente, serem pintados e reproduzidos em papel ou em outro material; xilogravura.
Apesar de ter iniciado sua carreira como cordelista, é pelas xilogravuras que J. Borges se destaca. É considerado pelo escritor Ariano Suassuna (1927-2014) o melhor gravador popular do Brasil.
Oswaldo Goeldi (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1895 – idem 1961). Gravador, desenhista, ilustrador e professor. Aplicando técnicas como a xilogravura e a litografia, Oswaldo Goeldi alcança expressividade sombria com temas mórbidos em seus desenhos.
História da Xilogravura As prováveis origens da xilogravura remetem à cultura oriental. Segundo historiadores, a xilogravura foi criada pelos chineses e já era praticada por este povo desde o século 6.
A xilogravura é de provável origem chinesa, sendo conhecida desde o século VI. ... No século XVIII duas inovações revolucionaram a xilogravura, a chegada à Europa das gravuras japonesas coloridas, que tiveram grande influência sobre as artes do século XIX, e a técnica da gravura de topo criada por Thomas Bewick.
J. Borges há muito tempo não vive do cordel, para ilustrar as antigas histórias aprendeu sozinho a fazer xilogravura: "Xilogravura é gravura em madeira e quem faz a xilogravura é o xilógrafo".
O que é xilogravura?
Qual a importância da xilogravura na literatura de cordel De forma simples, a xilogravura é uma técnica em que o artista entalha a madeira, pinta as suas partes elevadas e, por fim, pressiona a madeira em papel ou tela.