Pudemos concluir que as orações subordinadas adverbiais desenvolvidas se apresentam demarcadas pela presença da conjunção subordinativa e com o verbo flexionado, já as reduzidas não se constituem da conjunção, e o verbo aparece expresso também numa das formas nominais: gerúndio, infinitivo e particípio.
Orações reduzidas são aquelas que não são introduzidas por conjunções e que possuem verbos nas suas formas nominais: infinitivo, gerúndio e particípio. São, assim, diferentes das orações desenvolvidas, que são introduzidas por um pronome ou conjunção e que são formadas por um verbo no indicativo ou no subjuntivo.
Orações reduzidas são orações introduzidas por formas nominais (infinitivo, gerúndio ou particípio) e que não são acompanhadas por conjunção ou pronome relativo. É provável ele atrasar o treino. Mesmo atrasando o treino, ele disse que viria.
Orações Subordinadas Adjetivas Reduzidas
A oração faz a função de objeto direto, que complementa um verbo transitivo direto e não leva preposição. Se você consegue substituir por “isto” e manter a correção da frase, significa que você tem uma oração subordinada substantiva objetiva direta. Confira alguns exemplos: Os alunos avisaram que se atrasariam.
Na primeira oração (período simples), “de aventuras” é objeto indireto. Na segunda oração (período composto), o objeto indireto “de aventuras” foi modificado para o verbo “aventurar”, de modo que a oração “de me aventurar” passa a ter a função de objeto indireto da oração principal.