A formação do plural dos substantivos terminados em -l segue duas regras. Nos substantivos terminados em -al, -el, -ol e -ul há a substituição do -l por -is. Já nos substantivos terminados em -il há a substituição do -l por -s se forem oxítonos e a substituição de -il por -eis se forem paroxítonos.
- Substantivos terminados em vogal e ditongo oral formam seu plural acrescentando-se -s. - Substantivos terminados em -m formam seu plural trocando -m por -ns. - Substantivos terminados em -ão formam seu plural trocando -ão por -ões, -ães, -ãos.
O plural do substantivos terminados em -r, -s ou -z é formado pelo acréscimo de -es.
O sufixo “-dade” é acrescido a adjetivos para formar substantivos que expressam a idéia de estado, situação ou quantidade. Vamo-nos concentrar nos dois primeiros conceitos e desse modo temos “igual + dade = igualdade”, “leal + dade = lealdade”, “mal + dade = maldade”, etc.
Na formação de adjetivos a partir de substantivos há processos semanticamente vazios, com a adição de sufixos como -al, -ico -ário e processos que trazem noções adicionais com a adição de sufixos como -oso, -udo,-ado.
Adjetivos são palavras que atribuem qualidade a um outro termo como substantivos, pronomes, etc. Eles geralmente caracterizam um aspecto, estado ou defeito.
O grau normal do substantivo indica o tamanho normal de um objeto ou ser. O grau diminutivo do substantivo indica o tamanho diminuído de um objeto ou ser. O grau aumentativo do substantivo indica o tamanho aumentado de um objeto ou ser.
Grau é a propriedade que o substantivo tem de exprimir as variações do tamanho do ser. Exemplo: livro (tamanho normal), livrinho (tamanho diminuído), livrão (tamanho aumentado). Os graus dos substantivos são dois: aumentativo e diminutivo. Grau aumentativo: exprime o aumento do tamanho normal do ser.
As flexões de grau do substantivo expressam aumento (grau aumentativo) e diminuição (grau diminutivo). O grau aumentativo também pode indicar exagero, depreciação ou afeto, enquanto o grau diminutivo também pode indicar moderação, afetividade ou desdém.
O grau de substantivo, adjetivo ou advérbio, pode ser definido como um atributo da palavra que confere noções de gradação (quantidade, tamanho ou intensidade) ao objeto a que a palavra se refere.
Na gramática, flexão ou inflexão é a modificação de uma palavra para expressar diferentes categorias gramaticais, como modo, tempo, voz, aspecto, pessoa, número, gênero e caso. A conjugação é a flexão dos verbos; a declinação é a flexão de substantivos, adjetivos e pronomes.
As Flexões de Gênero do Substantivo referem-se ao masculino e feminino de seres, objetos e entidades. Pertencem ao gênero masculino todos os substantivos em que é possível antepor o artigo o ou um. Exemplos: o quarto, um médico. ... Exemplos: a sala, uma médica.
O substantivo pode se flexionar em gênero (feminino/masculino), número (singular/plural) e grau (aumentativo/diminutivo). Não pare agora... Substantivos biformes são os que apresentam uma forma para o masculino e outra para o feminino: menino, menina. ...
A flexão de gênero, geralmente, é feita da seguinte forma: os adjetivos terminados em -o (masculino) mudam para -a (feminino). os adjetivos terminados em -ês, -or e -u (masculino) mudam para -a (feminino). os adjetivos terminados em -ão (masculino) mudam para -ã ou -oa (feminino).
Não têm gênero fixo: são masculinos quando se referem ao homem e femininos quando indicam a mulher. Por isso, são denominados comuns de dois gêneros. Para indicar o gênero deles, é preciso usar um artigo ou, então, um adjetivo.
O espelho de Vênus (♀) e o escudo de Marte (♂) são símbolos criados pela alquimia e que aludem aos deuses da Roma antiga. Na mitologia romana, Vênus era a deusa do amor, associada com harmonia, beleza e empatia, enquanto Marte era o deus da guerra, associado com agressão, força e impulsividade.
1. Próprio de ou relativo a homem (ex.: identidade masculina; ponto de vista masculino). 3. Próprio de ou relativo a macho (ex.: órgão sexual masculino).
Masculina é o feminino de masculino. O mesmo que: macha, máscula.
Significado de antropo: Algo relativo ao homem.
/Dúvidas /Masculino ou masculina? As duas formas – masculino e masculina – existem na Língua Portuguesa quando a classe gramatical é adjetivo. Ou seja, ambas as expressões estão corretas. Masculino, como adjetivo, significa referente ao homem, ao macho; próprio do macho.