Desta forma, para tirar totalmente a sua dúvida, conclui-se que o modo correto de se escrever é "SE", que desempenha diversas funções, podendo ser uma conjunção, uma partícula ou pronome apassivador, dentre outros. A confusão surge porque muitas pessoas falam "ce", que seria a abreviação de "você". Abraços!
Forma verbal da segunda pessoa do singular (tu) no imperativo afirmativo do verbo SER. Exemplo de uso da palavra Sê: Sê feliz, sê honesto, sê bom filho, sê bom cidadão, sê servo útil para o Senhor Jesus!
O que é Cê: Abreviação de você.
Deve ser escrito com ç todas os vocábulos que terminam com “to” ou “tor”. Exemplo: Canto – canção, exceto – exceção, setor – seção, redator – redação. 9. Emprega-se s nas palavras derivadas de verbos terminados em “nder”, “ndir”, “erter” e “ertir”.
Finalize explicando que a letra S representa o seu fonema quando está no começo da palavra ou após consoante. Caso o ambiente seja intervocálico, a letra S representará o fonema /z/, por isso, nesse ambiente, quando a letra s corresponder ao fonema /s/, é preciso usar o dígrafo SS.
No interior da palavra, são usados os dois ss1 só entre vogais, para que se mantenha o som normal de s [como na forma verbal posso]. De outro modo, com um só s entre vogais, o seu som torna-se sibilante, o de z, como é o caso das palavras casa, caso, atraso. passeio.
Resposta. Resposta:Palavras com SS. ... Para que se mantenha a pronúncia s no meio das palavras, entre vogais, é necessário que se duplique a consoante s, ficando ss, como em pássaro, missa, massa, …
O grafema s representa principalmente o som s. Contudo, assume a pronúncia z quando aparece no meio das palavras entre duas vogais: casa, mesa, liso, desânimo....Exemplos de palavras com S com som de Z