Cada nervo espinhal é formado pela união das raízes dorsal (sensitiva) e ventral (motora), as quais se ligam, respectivamente, aos sulcos lateral posterior e lateral anterior da medula através de filamentos radiculares.
O C1 (nervo suboccipital) é o único ramo da primeira divisão primária posterior; é um nervo motor para os músculos do trígono suboccipital, com algumas poucas fibras sensitivas. Divisões Primárias Anteriores: As divisões primárias anteriores dos quatro primeiros nervos cervicais formam o plexo cervical.
Nervo Radial – originado dos ramos do quinto ao oitavo nervos cervicais e primeiro nervo torácico (C5, C6, C7, C8 e T1). Inerva os músculos tríceps braquial, braquiorradial, extensor radial longo e curto do carpo, supinador e todos músculos da região posterior do antebraço.
Em suínos o nervo mediano origina-se dos ramos ventrais do sétimo (C7) e oitavo (C8) nervos espinhais cervicais e primeiro (T1) nervo espinhal torácico (GHOSHAL, 1986b). Geralmente é o mais espesso do plexo braquial e está unido o nervo ulnar em sua origem formando um tronco comum (SCHWARZE; SCHRÖDER, 1970).
Os nervos do plexo braquial podem ter origem nos ramos anteriores, troncos ou fascículos. Os nervos que se originam dos fascículos são denominados de ramos terminais do plexo braquial. Os ramos anteriores de C5, C6, C7, C8 e T1 formam o plexo braquial.
Ramos específicos