O sentido será determinado pelo sinal da carga de prova: se a carga de prova for positiva (+), F e E terão o mesmo sentido, mas se a carga de prova for negativa (-), F e E terão sentidos contrários. É importante saber que o vetor campo elétrico num ponto NÃO depende do valor da carga de prova q.
- módulo: o módulo do campo elétrico em um ponto P é dado pela equação acima. - direção: é a mesma da força elétrica . - sentido: é o mesmo da força elétrica se q > 0 e sentido contrário se q < 0. No Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade do campo elétrico é N/C (newton/coulomb).
A direção da força elétrica e do campo elétrico sempre serão as mesmas, logo, a direção da força elétrica também será vertical. Como a carga de prova é negativa (q < 0 ), a força elétrica e o campo elétrico terão sentidos opostos, portanto o sentido da força elétrica é de cima para baixo.
A figura a seguir ensina a usar a regra da mão direita para determinar o sentido da força magnética: Aponte o dedo indicador no sentido do campo magnético. O dedo médio deve apontar na direção da velocidade da partícula, e o dedão deve apontar a direção e o sentido da força magnética.
Assim como o campo elétrico, o campo magnético é um vetor, ou seja, um ente matemático que possui módulo, direção e sentido. Por definição, o vetor campo magnético em cada ponto tem direção tangente à linha de campo e o mesmo sentido dela.
O campo magnético é a região em torno de um ímã onde acontecem as interações magnéticas. Um ímã é, assim, representado por meio de vetor denominado indução magnética. Da mesma forma que as cargas elétricas criam em torno delas um campo elétrico, o ímã cria em torno de si o campo magnético.
Campo Magnético da Terra Quando o físico reparou que as bússolas apontavam sempre para o norte, concluiu que, tal como um ímã, a Terra possuía os polos norte e sul. O campo magnético terrestre protege a Terra da radiação solar, como se fosse um escudo, e é ele que torna possível viver nesse planeta.
O campo magnético terrestre é importante para evitar a entrada de partículas vindas do Sol e possibilita a existência das bússolas. A agulha imantada de uma bússola aponta para o norte geográfico, pois o campo magnético gerado pela agulha alinha-se ao campo magnético terrestre.
Sem um campo magnético, a vida na Terra seria inviável. É graças ao magnetismo do planeta, combinado a seu movimento de rotação, que existe a atmosfera, camada de ar que nos impede de ser completamente tostados pela radiação e sofrer com a influência dos ventos solares – partículas carregadas que o Sol emite.
Campos magnéticos podem induzir correntes elétricas no corpo das pessoas, porém em geral bem menores que as correntes elétricas naturais existentes no cérebro, nervos e coração. Os efeitos na saúde podem ser classificados como de caráter imediato ou de curto prazo e como de longo prazo.
Magnetismo é um conjunto de fenômenos relacionados à interação entre campos magnéticos, que são as regiões do espaço que se encontram sob a influência de correntes elétricas ou dos momentos magnéticos de moléculas ou partículas elementares. O movimento de cargas elétricas é o que dá origem aos fenômenos magnéticos.
Significado de Solenoide substantivo masculino [Eletricidade] Fio metálico condutor de corrente elétrica enrolado em hélice sobre um cilindro, e que, percorrido por uma corrente, cria um campo magnético comparável ao de um ímã.