Sua diversidade pode ser observada no clima, na natureza, na geografia, na população, na música, na religião, e em muitos outros aspectos. A cultura brasileira recebeu contribuições dos europeus, africanos e asiáticos.
O Brasil, por conter um extenso território, apresenta diferenças climáticas, econômicas, sociais e culturais entre as suas regiões. Os principais disseminadores da cultura brasileira são os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos.
A diversidade nacional pode ser compreendida como aquela que é evidenciada em decorrência da grande variedade entre pessoas presentes em um mesmo país. Isso porque uma delas apresenta a cultura oriunda dos povos que colonizaram e popularam tal localidade, bem como as demais.
A identidade cultural no Brasil é comumente atribuída a uma origem: a miscigenação entre brancos, negros e indígenas. No entanto, a realidade não é tão simples assim. Afinal, apesar de mais de 50% da população brasileira ser negra, pouco sabemos sobre a história da África, por exemplo.
A identidade cultural de um determinado povo é construída com o passar dos tempos,de geração para geração, com objetivo de perpetuar os costumes da região, mantendo assim uma tradição.
A Identidade Cultural é um conceito das áreas da sociologia e antropologia, que indica a cultura em que o indivíduo está inserido. ... Além disso, determinados fatores de identidade são decisivos para que um grupo faça parte de tal cultura, por exemplo, a história, o local, a raça, a etnia, o idioma e a crença religiosa.
REFLEXÕES SOBRE A IDENTIDADE CULTURAL, O PESO DE SUAS REPRESENTAÇÕES, AS RELAÇÕES DE PODER. Uma identidade cultural não se desenvolve e se mantém apenas com base em aspectos peculiares a um grupo e no reforço de suas definições. Ela também é moldada pelas suas diferenças em relação a outras identidades culturais.
Além disso, a cultura possui quatro processos que têm participação ativa na influência do indivíduo: ... A identidade cultural, em níveis diferentes, constrói a consciência do povo. Isso ocorre devido à necessidade de comunicação, e aquele que se comunica o faz por meio de certos meios e formas.
Esses são elementos fundamentais para que uma população se reconheça como sociedade, como uma nação. Sendo assim, preservar a cultura ajuda a manter as tradições para que os habitantes de uma região se reconheçam nas manifestações criadas e mantidas de forma espontânea.
Na percepção individual ou coletiva da identidade, a cultura exerce um papel principal para delimitar as diversas personalidades, os padrões de conduta e ainda as características próprias de cada grupo humano.
Resposta: O processo de construção cultural ocorre com a formação da identidade cultural de um povo, que pode ser identificada por meio do idioma, da arte, da culinária, das vestimentas.
A noção de cultura faz alusão às características socialmente herdadas e aprendidas que os indivíduos adquirem a partir de seu convívio social. Entre essas características, estão a língua, a culinária, o jeito de se vestir, as crenças religiosas, normas e valores.
É nessa interação com o meio e com outros, que a socialização interfere na construção da identidade do indivíduo. 'Aprender a ser' direciona para a postura profissional, ou seja, para os valores formados na família, na escola, etc.
Para a sociologia, o processo de socialização define-se como sendo a assimilação que um determinado indivíduo ou grupo pequeno, faz de hábitos, características comportamentais e culturais do grupo social no qual está inserido.
A socialização é importante porque é à base das relações humanas. Quando ela é gregária, possibilita estar em meio às pessoas e criar relacionamentos pessoais e profissionais com elas.
A socialização na origem do ser humano Um órgão que nos permite desenvolver um sistema de comunicação através da linguagem. Além disso, também nos dá a possibilidade de tomar decisões complicadas, criar objetos com as próprias mãos e até mesmo dominar outras espécies e o ambiente.
No processo de socialização, que representa estar e participar ativamente da sociedade, nós exercemos nossa comunicação para desenvolvermos relações interpessoais no trabalho e na vida pessoal. Isso possibilita construir relacionamentos positivos, amizades e um ambiente de cooperação e fraternidade.
O processo de socialização inicia-se após o nascimento e desenvolve-se através, primeiramente, da família ou outros agentes próximos da escola, dos meios de comunicação de massas e dos grupos de referência que são compostos pelas bandas favoritas, atores, atletas, super-heróis, etc.
A socialização ocorre das seguintes formas: primária - ocorre por meio do aprendizado obtido com os pais; está ligada ao ambiente familiar. secundária - ocorre em outros ambientes da sociedade, quais sejam: na escola; eventos esportivos, shows, palestras, reuniões religiosas, dentre outros.
Efêmero é um termo de origem grega (em que "ephémeros" significa "apenas por um dia") usado para designar uma situação que dura muito pouco tempo. É antônimo de duradouro, permanente.