1 – Divida a circunferência em x arcos com o mesmo comprimento de modo que x seja o número de lados do polígono inscrito nela. As cordas que ligam as divisões consecutivas de arcos formarão o polígono regular inscrito. 2 – A partir do polígono regular, construa a circunferência que possui todos os seus vértices.
Polígonos inscritos são aqueles que estão no interior de uma circunferência, de modo que todos os seus vértices são pontos dela. Já os polígonos circunscritos estão no exterior de uma circunferência e apresentam todos os seus lados tangentes a ela.
Para ser classificado como regular, um polígono deve apresentar todos os lados congruentes e todos os seus ângulos internos com medidas iguais. Por fim, ele será considerado circunscrito na circunferência c, se todos os seus lados forem tangentes a ela.
Polígonos regulares inscritos No caso dos polígonos inscritos apresentados, observe que o vértice de cada polígono é tangente à circunferência. Esse ponto de tangência divide a circunferência em partes iguais, as quais recebem o nome de arco de circunferência.
Para calcular a áreas dos polígonos regulares, a melhor forma é a fórmula geral de área de polígonos: semiperímetro multiplicado pelo apótema, dividido por dois.
Os polígonos são chamados regulares quando são convexos, possuem todos os lados com a mesma medida e todos os ângulos internos congruentes.
Então, a definição geralmente fala “lados congruentes e ângulos internos também congruentes” para evitar esse tipo de confusão. Dessa forma, qualquer polígono em que todos os lados e ângulos possuem a mesma medida é chamado de polígono regular.
Por essa razão, o quadrado é também um paralelogramo e, por isso, apresenta as seguintes propriedades: Lados opostos são congruentes; Ângulos opostos são congruentes; ... Ângulos adjacentes são suplementares, isto é, a sua soma é sempre igual a 180°.
Em outras palavras, é uma figura geométrica plana que possui quatro lados congruentes e quatro ângulos retos. Dessa maneira, é chamado também de quadrilátero.
O quadrado é um tipo especial de retângulo, ele possui todas as medidas dos seus lados iguais. Os ângulos formados pelos encontros das retas medem 90° e são chamados de ângulos retos. Além disso, soma dos ângulos internos do quadrado é igual a 360°.
Como cada ângulo interno de um quadrado vale 90º, então ao traçarmos as diagonais, obtemos ângulos que medem 45º. Deste modo, caso tenhamos, por exemplo, um quadrado cuja medida do lado vale 10 cm, então a sua diagonal será igual a d=10√2 d = 10 2 cm.
360º
Resposta. As medidas dos lados de um quadrado SEMPRE será igual.
Verificado por especialistas A medida do lado do segundo quadrado é 8 cm; A medida do lado do menor quadrado é 1 cm.
Um quadrado é uma figura geométrica de quatro lados que possui as seguintes características: -Todos os lados possuem medidas iguais; -Todos os ângulos são iguais (nesse caso, cada ângulo é de 90°).
43 quarenta e tr•s Ilustrações:Bancode imagens/Arquivodaeditora 2 “SÓLIDOS INTROMETIDOS” a) Em cada quadro há um “sólido intrometido”, que tem a forma diferente da forma dos demais. ... X Sólido intrometido: Cilindro. Demais: Cones.