EQST

Como Os Carboidratos E Os Lipdios Podem Ser Classificados?

Como os carboidratos e os lipdios podem ser classificados? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Como os carboidratos e os lipídios podem ser classificados?

De acordo com a natureza do ácido graxo e do álcool que formam os lipídios, eles podem ser classificados em quatro grandes grupos: simples, complexos, derivados e precursores.

O que são carboidratos e lipídios?

Carboidratos, lipídios e proteínas são macronutrientes presentes nos alimentos para o fornecimento de calorias/energia. A energia é utilizada para as funções vitais do organismo: respiração, circulação, síntese proteica, renovação celular e trabalho físico.

Como é feita a nomenclatura dos carboidratos?

Os carboidratos ou hidratos de carbono são também conhecidos como glicídios e açúcares, porém, nem todo carboidrato é um açúcar, conforme veremos mais adiante.

Quais os principais grupos de biomoléculas?

As biomoléculas precisam de seres vivos para desempenharem seu papel. Além do carbono, elas são compostas também por outros átomos, os principais são o oxigênio, nitrogênio, fósforo e enxofre. As biomoléculas mais importantes são os carboidratos, as proteínas e os lipídeos.

Como são classificadas as biomoléculas?

As biomoléculas podem ser classificadas como orgânicas e inorgânicas: As biomoléculas orgânicas são aquelas que apresentam uma estrutura cuja base é o carbono e são sintetizadas pelos seres vivos, como as proteínas, vitaminas, hidratos de carbono, ácidos nucleicos e lipídeos.

Quais são as famílias das biomoléculas?

As principais biomoléculas são: Proteínas: compostas por subunidades de aminoácidos. Lipídios: compostos por subunidades de ácidos graxos e gliceróis; ... Ácidos Nucleicos ou Nucleotídeos: compostos por subunidades de monossacarídios (pentoses), ácido fosfóricos e bases nitrogenadas.

Quais são as biomoléculas inorgânicas?

As proteínas, as vitaminas, os hidratos de carbono, os lípidos e os ácidos nucleicos são biomoléculas orgânicas. As biomoléculas inorgânicas, por sua vez, estão presentes tanto nos organismos com vida como nos elementos inertes que são necessários para a subsistência/sobrevivência.