As práticas pedagógicas incluem desde o planejamento e a sistematização da dinâmica dos processos de aprendizagem até a caminhada no meio de processos que ocorrem para além da aprendizagem, de forma a garantir o ensino de conteúdos e atividades que são considerados fundamentais para aquele estágio de formação do aluno, ...
1 - A prática pedagógica deve ser condizente com o perfil profissional do educador: o professor deve pensar em como se sente mais seguro ao planejar (e realizar) uma aula. Não adianta falarem que o docente tem que fazer uma “aula show”, se ele é mais introspectivo.
Orientações
O professor deve trazer a comunidade para a sala de aula, buscando aproximar os conhecimentos comunitários dos conhecimentos acadêmicos. Ele deve ser um mediador, facilitador e articulador do conhecimento e não apenas aquele que detém a informação.
Cinco regras básicas para você não perder o domínio de classe:
Turma agitada? Veja 7 técnicas para acalmá-la!
Práticas para manter a disciplina em sala de aula
Veja oito Dicas de Marcos Meier para ser um professor preparado para ensinar as novas gerações:
O autoritarismo está geralmente ligado ao respeito e a obediência das regras de maneira imposta, sob coação. A autoridade também diz respeito às regras, mas ela acontece quando se tem a capacidade de transmitir credibilidade sem ser preciso persuadir ou ameaçar para que realizem o que é pedido.
Aprenda meios de conseguir obter o apoio de seus alunos para um melhor desenvolvimento de suas aulas:
O professor com autoridade constitui-se como um sujeito professor cujas práticas mediam o processo escolar dos estudantes, sem, contudo, desrespeitá-los. A autoridade docente é construída na relação pedagógi- ca, a partir do reconhecimento das ações e das posturas desse professor pelas suas turmas.
O professor democrático procura concentrar toda a atenção sobre as atitudes e interesses dos alunos, que não são tratados como simples receptores de informações e conhecimentos, mas sim, como colaboradores. É uma pessoa que procura orientar a aula com a cooperação, a participação espontânea e a boa vontade dos alunos.
Pois como dizem, o professor procura captar toda a riqueza que as crianças trazem para de fato aprender com elas. 3- Explique por que a autoridade do professor é inerente á sua própria função docente. R- A autoridade do professor é um fato, pois ela é inerente a sua própria função docente.
O professor deixou de ser o detentor do saber, o autoritário e poderoso que dava as instruções, que disseminava os conteúdos escolares, passando a ser o mediador do processo de ensino/aprendizagem, levando práticas inovadoras, pautadas na troca de conhecimentos.
Significado de Detentor adjetivo Que é capaz de deter; que detém. [Jurídico] Diz-se da pessoa que detém a posse em lugar de uma outra pessoa, com a qual possui uma relação de obediência, sendo subordinada a esta. substantivo masculino Indivíduo que detém: o detentor dos melhores tempos olímpicos.
Segundo o educador pernambucano, Paulo Freire (1921-1997), o papel do professor é estabelecer relações dialógicas de ensino e aprendizagem; em que professor, ao passo que ensina, também aprende. Juntos, professor e estudante aprendem juntos, em um encontro democrático e afetivo, em que todos podem se expressar.
Para que ocorra a construção do conhecimento, é fundamental que o professor promova a curiosidade dos alunos. De acordo com Freire (2011), sem curiosidade não se aprende nem se ensina, é ela que faz o aluno questionar, conhecer, buscar.
Paulo Freire in Moacir Gadotti, Paulo Freire: Uma Biobibliografia, 1996. Aprender é um ato revolucionário. Por meio da educação, e de maneira coletiva, o indivíduo deve tomar consciência de sua condição histórica, assumir o controle de sua trajetória e conhecer sua capacidade de transformar o mundo.
O conceito de educar vai muito além do ato de transmitir conhecimento, educar é estimular o raciocínio, é aprimorar o senso crítico, as faculdades intelectuais, físicas e morais. O homem é um ser que precisa de orientação e informação.