As rochas ígneas são o resultado da solidificação do magma – por isso, as vezes chamadas de rochas magmáticas. São formadas em altas temperaturas no interior da crosta terrestre em profundidades variadas. As altas temperaturas tem papel fundamental na formação das rochas ígneas.
As rochas sedimentares são formações naturais resultantes da consolidação de fragmentos de outras rochas (chamados de sedimentos) ou da precipitação de minerais salinos dissolvidos em ambientes aquáticos. ... Nesse processo, os sedimentos unem-se e consolidam-se, dando origem às rochas sedimentares.
As rochas ígneas ou magmáticas originam-se da solidificação do magma. ... A formação desse tipo de composição ocorre a partir de um processo em que as rochas preexistentes transformam-se em lava graças às condições de altas temperaturas e pressão no interior da Terra.
As rochas ígneas, que perfazem quase 80% da litosfera terrestre, são constituídas a partir da solidificação de materiais magmáticos fundidos. As rochas ígneas – também chamadas de rochas magmáticas – são aquelas originadas em altas temperaturas a partir da solidificação do magma.
As rochas plutónicas, ou intrusivas, são formadas devido à lenta cristalização de um magma em profundidade. Como, em geral, o seu arrefecimento é lento, ocorre a cristalização de todos os seus minerais. ... São exemplos de rochas plutónicas o gabro, o diorito e granito.
Rochas Ígneas
rochas sedimentares
Rocha é uma associação natural de minerais (geralmente dois ou mais), em proporções definidas e que ocorre em uma extensão considerável. O granito, por exemplo, é formado por quartzo, feldspato e, muito frequentemente, também mica.
rocha metamórfica
Segundo a origem do processo de formação das rochas sedimentares, elas são classificadas em: Rochas Sedimentares Clásticas: oriundas do acúmulo de partículas de rochas já existentes. Rochas Sedimentares Químicas: oriundas de restos de minerais e de processos químicos.