Os fármacos podem ser biotransformados por oxidação, redução, hidrólise, hidratação, conjugação, condensação ou isomerização; mas, qualquer que seja o processo, o objetivo é de facilitar sua excreção. As enzimas envolvidas na biotransformação encontram-se em muitos tecidos, mas, em geral, concentram-se no fígado.
O fígado metaboliza muitos fármacos, às vezes de tal maneira que somente uma pequena quantidade de fármaco ativo é lançado a partir do fígado em direção ao resto do sistema circulatório do corpo. Essa primeira passagem pelo fígado diminui significativamente a biodisponibilidade do fármaco.
Metabolismo é o nome dado ao conjunto de todas as reações que ocorrem no organismo. Essas inúmeras reações são reguladas e catalisadas por enzimas. ... Existem dois grandes processos metabólicos, o catabolismo e o anabolismo.
O fígado está relacionado com funções importantes do nosso corpo, tais como a regulação do metabolismo de vários nutrientes (proteínas, carboidratos e lipídios), síntese de proteínas e outras moléculas, degradação de hormônios, armazenamento de substâncias, como o glicogênio, e excreção de substâncias tóxicas.
A bile é uma substância que não contém enzimas digestivas, é produzida pelo fígado e armazenada na vesícula biliar. Sua função é emulsionar lipídios, ajudando na ação da lipase. a) produz dois hormônios essenciais para o controle da glicemia: a insulina e o glucagon.
Características do fígado O fígado é um órgão de, aproximadamente, 1,5 kg, sendo considerado o segundo maior órgão do corpo humano. Ele está situado abaixo do diafragma, na parte superior da cavidade abdominal. A superfície superior do fígado é lisa e convexa, enquanto a superfície inferior apresenta-se côncava.
Tem a forma de uma pirâmide e está dividido em lobos. O fígado é composto principalmente de células denominadas hepatócitos. Também é constituído por outros tipos de células, incluindo as que revestem seus vasos sanguíneos e dos ductos biliares.
A dor no fígado é uma dor localizada na região superior direita do abdômen e pode ser sinal de doenças como infecções, obesidade, colesterol ou câncer ou pode acontecer devido à exposição a substâncias tóxicas como álcool, detergentes ou mesmo medicamentos.
Quer desintoxicar o fígado? Os chás e sucos que fazem essa limpeza naturalmente