Segundo José Luiz Ribeiro, a quadrilha, que é a principal brincadeira da festa junina, surgiu no século XVIII e vem sofrendo adaptações ao longo dos anos. “Atualmente nós temos uma representação dramática dos personagens. Normalmente é o pai da noiva obrigando o noivo a casar, um padre cômico e a noiva grávida.
Brincadeiras Juninas
A brincadeira, como a ação do brincar, refere-se ao comportamento espontâneo que resulta de uma atividade não-estruturada. “Esse jogo desenvolve a percepção viso-motora e auxilia as crianças a identificar cores, bem como a relação número/quantidade, classificação e correspondência”. ...
Além de aprimorar a coordenação visomotora, noção de distância e força, o jogo tem por objetivo atingir as garrafas com as argolas para realizar a identificação das letras contidas nelas e também fazer a contagem de pontos individuais e da equipe.
O pai de João Vicente Ribeiro Rocha, afiliado à Associação Nacional dos Inventores (ANI), criou a primeira versão do “argola e varetas” para divertir os meninos da família – João aperfeiçoou o brinquedo e hoje busca parceiros para que mais pessoas compartilhar essa experiência positiva.
Resposta. Foi no princípio de 1960 que passaram a ser disputadas as primeiras vaquejadas na faixa dos seis metros. A atividade ainda não era consideradas um esporte, mas agitava as festinhas dos vaqueiros longe da casa-grande e das rédeas curtas da ditadura.
O ideal é deixar os pinos e a bola ao alcance da criança por alguns dias para que ela se sinta estimulada a ir até o jogo e encontrar sua própria maneira de brincar, acumulando aprendizados à medida que repete a atividade. O bacana é que qualquer um pode fazer uma brincadeira assim.