estágio contribui na formação acadêmica e profissional, por possibilitar a junção entre os saberes universitários e acadêmicos, facilitando a compreensão da profissão, assim como relacionado conceitos teóricos e práticos a situações práticas, e também proporcionando noção/idéia do funcionamento da sala de aula.
A formação teórica e a prática poderão contribuir para o melhoramento da qualidade de ensino visto que as mudanças sociais que poderão gerar transformações no que tange ao ensino-aprendizagem são decorrentes de um ensino de qualidade, onde será necessária uma qualificação profissional e pessoal.
De acordo com Christov (1996, 44): “A formação continuada se faz necessário para atualizarmos nossos conhecimentos, principalmente analisarmos as mudanças que ocorrem em nossa prática, bem como para atribuirmos direções esperadas a essas mudanças”.
Como organizar a formação continuada de professores na escola?
Podemos definir a formação básica de professores como o processo obrigatório para que esse profissional esteja habilitado a dar aulas. ... Em geral, os cursos envolvem aulas teóricas, práticas e estágio, que deve ser supervisionado por professores experientes, coordenadores e diretores das escolas.
A formação continuada de professores tem sido entendida hoje como um processo permanente e constante de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade dos educadores. Ela é realizada após a formação inicial e tem como objetivo assegurar um ensino de qualidade cada vez maior aos alunos.
A formação inicial é o aperfeiçoamento. profissional, em serviço. d) A formação continuada é decorrente do curso que profissionalizou o docente.
Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Art. 1º. A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.