DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – DC-GO | CEE.
De acordo com a BNCC tem-se: "O Ensino Fundamental deve ter compromisso com o desenvolvimento do letramento matemático, definido como as competências e habilidades de raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente".
Há até hoje a visão de que o professor ensina, avalia e detém o saber, enquanto o aluno reproduz o que é ensinado pelo educador. ... Para tal trabalho, é necessário que os professores tenham formação adequada e desenvolvam atividades criativas, de modo a contribuir para a construção do conhecimento matemático.
Uma das causas da ojeriza dos alunos pela matemática pode ser devido à falta de interação do professor com a sala, às vezes a sua linguagem não seja Page 6 5 adequada ao processo de ensino aprendizagem da matemática O diálogo na classe capacita os alunos falarem de modo significativo, conhecer suas experiências, ...
Nesse novo contexto, a função do professor de matemática não é mais a de simplesmente transmitir um conhecimento pronto e acabado. Cabe-lhe organizar situações de aprendizagem desafiadoras que envolvam afetiva e intelectualmente os educandos na (re)construção dos conceitos matemáticos.
As atuais dificuldades no ensino da matemática começam antes mesmo de o aluno entrar na sala de aula. ... O medo dos números predispõe o aluno a ficar nervoso ao tentar resolver problemas, compromete a compreensão do conteúdo e torna a prática de exercícios uma rotina torturante na escola.
Como podemos fazer isso?
A aquisição do pensamento matemático acontece sistematicamente, ou seja, só posso acompanhar um pensamento se compreender outro. A alfabetização e o letramento possuem conceitos opostos, sendo a alfabetização o processo de aquisição de uma informação por meio de uma técnica.
Pode-se ainda pedir a escrita por extenso dos números grafados com algarismos para que o aluno faça uma espécie de leitura (ou releitura) e, com isso, recupere os nomes e reinterprete a escrita anterior. Para o 1º ano, ela aconselha ditar números que tenham de centena a milhar.
A Alfabetização Matemática na perspectiva do letramento é um assunto que exige a junção da Língua Materna com a Linguagem Matemática. Esta junção se apresenta nas práticas de formação com os orientadores e segue com os professores alfabetizadores e com as crianças.