Resumindo, as dicas de como decorar a tabuada são estas:
As evidências são gritantes: além da eficiência para resolver problemas do cotidiano, a memorização da tabuada é essencial para fazer cálculos mentais, a memorização e para servir de base para às aprendizagens subsequentes.
Como aprender a tabuada: tabuada cartesiana Talvez a tabuada cartesiana seja o modo mais fácil de entender a tabuada. Consequentemente, a maneira mais fácil de como aprender a tabuada. Para início, é necessário desenhar um grande quadrado, contendo 11 linhas e 11 colunas.
19 estratégias para fazer cálculos mentais rapidamente
Unidades: 8 + 9 + 8 + 5 + 0 = 30 (Deixa o zero em baixo e eleva o 3 para cima da casa das dezenas). Dezenas: 6 + 4 + 7 + 5 + 5 = 27 + 3 = 30 (Esse último número 3 é o que está em cima das dezenas, mais uma vez deixa o 0 embaixo e eleva o 3).
Geralmente, você vai ver por aí a conta de mais sendo chamada de ADIÇÃO, e a conta de vezes sendo chamada de SUBTRAÇÃO. Mas isso é uma questão formal, não deixa de ser a boa e velha conta de mais e menos, apesar dos nomes chiques.
A prova real tira-se fazendo a operação inversa:
As contas de "mais" são chamadas de adição, as contas de "menos" são chamadas de subtração, as contas de "vezes" são chamadas de multiplicação e as contas de "dividir" são chamadas de divisão.