Os advérbios de dúvida ou hesitação tem a finalidade de expressar esse sentido no discurso a exemplo dos termos: Talvez, porventura, casualmente, provavelmente, possivelmente, aparentemente, quiçá e etc.
Há momentos em que a dúvida e a incerteza invadem nosso caminho e não temos mais a certeza se o trajeto, escolhido antes com tanta confiança, é mesmo o melhor. Já não sentimos tanta alegria e prazer e parece que apenas estamos seguindo o fluxo, sem muito controle do leme da vida.
Todo aquele que crer na palavra do senhor, será salvo, pois quem confia em Deus, terá uma vida cheia de glória, porque grande é o amor de Deus, na vida daqueles que nele confia. Aquele que é fiel à Deus, nunca tem dúvida, pois sabe que Deus está com ele a todo momento. ...
Mas aquele que tem dúvida é condenado se comer, porque não come com fé; e tudo o que não provém da fé é pecado. O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo? A riqueza e a honra vêm de ti; tu dominas sobre todas as coisas.
Seremos transformados, o pecado já não estará em nós e habitaremos com nosso Amado para sempre. Podemos consolar-nos ao pensar na esperança que temos. ... Quando as incertezas desta terra trouxerem aflição, ainda assim poderá ser fortalecido, pois a esperança que temos em Cristo não se limita a esta vida.
Assim diz o Senhor: Porque dúvidas da minha maneira de trabalhar? Não sou Eu Deus de perto e também o Deus de longe? ... Coloca-me diante do teu impossível, e tu verás, que sou o Deus que levanto, restauro, dou vida, exalto, abato, faço conforme o Meu querer!
O primeiro passo é superar as dúvidas e aprender a ter um pouco de fé. O próximo passo é aprender o máximo possível sobre o que você tem medo. Basicamente, você pode fazer um processo de perguntas e respostas, e mergulhar em todas as facetas do desconhecido.
Nosso Senhor fala de dois tipos de medo. No versículo 28, Ele afirma: “Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma; teme, antes, aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno”. ... Podemos chamá-los de 'medo bom' e 'medo mau'. O medo bom é uma virtude: a prudência.
Para vencer a incredulidade seja persistente: Busque as respostas! Jesus pode dissipar as suas dúvidas; aliviar seu coração. Procure a Ele, espere por Ele, peça a Ele, creia n'Ele! “Pedi, e dar-se-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á.
O circuito do medo é um dos mais básicos do cérebro e é extremamente útil para que sejamos capazes de ter uma resposta rápida e fugir de ameaças. ... No entanto, quando não conseguimos controlar nosso medo, ele pode nos paralisar ou levar até quadros graves de ansiedade e síndrome de pânico.
Não tenha medo da mudança
Quem passa a dominar é o medo e quando a pessoa fica paralisada perde também a autoconfiança, o domínio da situação, perdendo energia e atitude....Existem excelentes técnicas de cura e bem-estar para o medo:
Disseram-me medo, tristeza, obstáculos, inércia, conservadorismo, ignorância, dúvida, falta de objetivos, falta de saúde, falta de dinheiro, indecisão, angústia, desesperança, trânsito, rotina, solidão, desencontro, injustiças, egoísmo, raiva.
Tem mais depois da publicidade ;) O medo é uma sensação em consequência da liberação de hormônios como a adrenalina, que causam imediata aceleração dos batimentos cardíacos. É uma resposta do organismo a uma estimulação aversiva, física ou mental, cuja função é preparar o sujeito para uma possível luta ou fuga.