Divida o diâmetro do vaso por dois e multiplique o resultado por ele mesmo. Por exemplo, se o diâmetro for de 16 centímetros dividida 16/2 = 8 x 8 = 64.
terça-feira, 4 de junho de 2013
#DicaFloraMorumby: a cerâmica e o barro são os melhores materiais de vasos para plantas que consomem muita água.
Vasos de cerâmica ou de barro são os ideais. Se sua bromélia é epífita, o ideal é fixá-la em alguma árvore no seu jardim.
Escolha o vaso ideal. Cactos podem ser plantados em qualquer tipo de vaso: plástico, cerâmica, vasos de barro, recipientes de vidro e até mesmo em xícaras. É importante que o vaso escolhido tenha furos para facilitar a drenagem da água ou o seu cacto pode morrer “afogado”.
O melhor tipo de vaso: Uma ótima dica para que o cacto dure ainda mais tempo é utilizar vasos de barro ou cimento, que evaporam mais facilmente a água. Assim, o risco dos cactos ficarem melados diminui bastante.
Como plantar cactos?
Cactos gostam de locais arejados Os cactos também precisam de muito sol e espaço aberto, um lugar arejado onde eles possam tomar um ar. Por isso, fique ligado onde você vai deixar seus vasinhos. Tente colocá-los perto das janelas ou varandas, onde bata sol e vento.
Em um vaso com furo embaixo, a rega deve ser feita a cada 15 ou 20 dias. Caso ele fique no sol direto, a água vai evaporar mais rápido e esse intervalo precisará ser menor. Mas a dica é checar quando a terra estiver seca: aí sim seus cactos estão precisando de água.
200 anos
Quanto mais o cacto estiver iluminado, mais ele deve receber água. Os 15 dias são apropriados para os que ficam bastante tempo no sol, mas os que ficam em ambientes internos podem chegar a um mês. É importante avaliar o aspecto da terra para ter certeza: se ela estiver com um aspecto seco, pode regar.
O florescimento é possível quando a espécie atinge a vida adulta. Espécies como o Astrophytum myriostigma podem demorar até sete anos para florescerem pela primeira vez. Mas, em compensação, aparecem anualmente durante a primavera e o verão depois da primeira florada.
Aparecida, cactos normalmente precisam de muitas horas de sol direto para produzir flores - só com claridade eles não costumam florescer. Caso seu vaso esteja dentro de casa, vá aos poucos colocando a planta num local de sol pleno, um pouquinho por semana.
Com certeza o mais conhecido é o Mandacaru. Temos também o mandacaru brasileirinho, manchado de amarelo e o cacto parafuso, que são também da mesma família. Suas flores são enormes e também abre a noite. São plantas de grande porte.
Em geral, o cacto-sianinha gosta de claridade, tolera o sol direto somente se for de manhã e suporta a meia sombra. É uma planta que tem um lindo visual para qualquer paisagem e também pode ser plantada em vasos ou cestas, porém, precisa ter uma ótima drenagem, pois não suporta a umidade em excesso.