Campo magnético uniforme é aquele em que o campo magnético é igual em todos os pontos do espaço, tanto em módulo como em direção e sentido. Nele as linhas de indução são paralelas e encontram-se igualmente espaçadas umas das outras.
O campo magnético é resultado da movimentação de cargas elétricas, como no caso de um fio que conduz corrente elétrica ou até mesmo na oscilação de partículas subatômicas, como os elétrons.
Como citado anteriormente, o caso onde a carga tem movimento perpendicular ao campo é apenas uma peculiaridade de interação entre carga e campo magnético. Para os demais casos a direção do vetor será perpendicular ao vetor campo magnético e ao vetor velocidade .
Se lançarmos uma carga elétrica com velocidade v no interior de um campo magnético uniforme B, essa carga realizará um movimento uniforme no interior do campo magnético. Portanto, os diferentes tipos de trajetória assumidos pela carga dependem do ângulo com que ela foi lançada no campo magnético.
A força é sempre perpendicular a v e assim não altera o módulo de sua velocidade. Sendo assim, a força magnética não realiza trabalho sobre a partícula: Quando uma partícula carregada se move em uma região onde só existe campo magnético, o módulo de sua velocidade permanece constante.
Definição - O que é Carga uniforme. Separam pedidos ou reprojetam operações, portanto o total do trabalho feito em períodos de tempo tende a ser distribuído equilibradamente.
Tem mais depois da publicidade ;) Toda carga elétrica é capaz de influenciar o meio ao redor através do seu campo elétrico. Quando uma carga elétrica é colocada em uma região próxima de outra carga, seus campos elétricos se somam vetorialmente.
Em um condutor eletrizado, os portadores de carga elétrica livres se concentram em sua superfície externa, graças à repulsão que sofrem entre si. Desta forma, não há cargas elétricas em excesso no interior do condutor, fazendo com que o Campo Elétrico seja sempre nulo no interior do condutor.
Uma partícula carregada que está em uma região onde há um campo elétrico, experimenta uma força igual ao produto de sua carga devido à intensidade do campo elétrico. Explicação: Se a carga for positiva, ela experimenta uma força na direção do campo .
As cargas elétricas podem mover-se dentro dos materiais caso um campo elétrico externo promova a ação de uma força elétrica sobre essas cargas. ... Quando uma carga elétrica, de carga positiva ou negativa, move-se em razão da influência de um campo elétrico externo, dizemos que se forma uma corrente elétrica.
Em um fio elétrico as cargas que se movimentam são os elétrons formadores do átomo. Os elétrons possuem carga negativa em movimento. ... O fio elétrico, por ser um condutor, pode receber enorme quantidade de elétrons. Esse fenômeno é chamado de “mar de elétrons”.
Quando um corpo é eletrizado, suas cargas tendem a se espalhar pela superfície deste corpo por causa das forças de repulsão entre elas, o que faz com que fiquem o mais longe possível umas das outras. Este efeito causa uma um campo elétrico nulo no meio do corpo.
Princípio da atração e repulsão das cargas elétricas: cargas elétricas de mesmo sinal repelem-se, e cargas de sinais contrários atraem-se.
Ao ser eletrizado, um condutor elétrico tende a afastar as cargas elétricas o máximo que pode. Isso acontece porque o excesso de cargas tem exatamente o mesmo sinal, o que significa que as cargas se movimentam e se distribuem na superfície do condutor, seja ele maciço ou oco.
O movimento de partículas carregadas em condutores é diferente do movimento de partículas no espaço vazio. Ao aplicarmos uma diferença de potencial VA – VB, esta origina, no interior de um condutor, um campo elétrico E, cujo sentido é do polo positivo para o polo negativo. ...
Os portadores de carga são partículas que transportam a carga elétrica de um ponto a outro. O portador de carga negativa é o elétron , partícula esta muito conhecida e estudada por todos.
Sentido Real: ocorre nos condutores sólidos, é o movimento dos elétrons e acontece do polo negativo para o polo positivo. Sentido convencional: é o sentido da corrente elétrica que corresponde ao sentido do campo elétrico no interior do condutor, que vai do polo positivo para o negativo.
O sentido real da corrente elétrica é aquele no qual os elétrons deslocam-se em direção ao potencial elétrico mais elevado (positivo), uma vez que a sua carga elétrica é negativa.
A corrente elétrica é uma grandeza escalar. Sua unidade de medida, segundo o Sistema Internacional de Unidades, é o ampère (A). Essa unidade mede o módulo da carga elétrica que atravessa a secção transversal de um condutor a cada segundo e, por isso, também pode ser escrita como coulombs por segundo (C/s).
Corrente elétrica é o fluxo ordenado de partículas portadoras de carga elétrica ou é o deslocamento de cargas dentro de um condutor, quando existe uma diferença de potencial elétrico entre as extremidades.
Resposta. A corrente possui sentido oposto ao fluxo dos elétrons. Então se os elétrons vão para direita, a corrente é orientada para esquerda.
A intensidade da corrente elétrica, representada pela letra 'i', designa a quantidade de carga elétrica (Q) que atravessa um condutor em determinado intervalo de tempo (Δt).
A intensidade de corrente elétrica consiste na quantidade de carga elétrica que atravessa a secção reta de um condutor na unidade de tempo. A intensidade de corrente representa-se por I e a sua unidade SI é o ampere em homenagem ao físico e matemático francês André Ampère (1775-1836).
Como calcular a corrente Um ampere é a mesma coisa que um coulomb por segundo. Portanto, matematicamente, a intensidade de corrente é igual a quantidade de carga divida pela quantidade de tempo.
A corrente de um circuito é diretamente proporcional à tensão e inversamente proporcional à resistência. Dela, extrai-se a seguinte fórmula básica: Ou seja, I=V/ R, sendo: I: Corrente elétrica, dado em ampere (A).
Para encontrar o valor da corrente que passa pelo resistor basta dividir a tensão sobre a resistência e para descobrir a corrente total do circuito basta somar as duas correntes, pois de acordo com a lei de kirchhoff para as correntes, a soma das correntes que entra em um nó é a mesma que a soma das correntes que saem.
Como medir corrente elétrica
Quando se deseja medir corrente contínua acima de 200 mili-ampéres, deve-se conectar a ponta de prova vermelha no borne de cima. Depois de conectar as pontas de prova aos bornes adequados é necessário colocar a chave seletora na posição adequada.
Caso não saiba se uma tomada é 220v ou 110v, coloque o ponteiro do multímetro no valor mais alto de marcação de corrente alternada (ACV), no caso, 750v, e desça depois para 200v se ele apresentar valor próximo à 110v.