Fungos filamentosos foram identificados fenotipicamente ao nível do género, por análise de características macroscópicas, como cor, diâmetro da colónia e textura, e de características microscópicas, nomeadamente presença vs ausência de conidióforo e sua organização.
As colônias filamentosas podem ser algodonosas, aveludadas ou pulverulentas; são constituídas fundamentalmente por elementos multicelulares em forma de tubo - as hifas. As hifas podem ser contínuas ou cenocíticas e tabicadas ou septadas.
Seres eucariontes pertencentes ao reino Fungi. Algumas espécies são responsáveis por patologias na espécie humana. Palavra-chave: heterótrofos por absorção, micoses, hifas, micélio.
Os Deuteromycota, deuteromicetos ou fungos conidiais é um filo com os chamados fungos imperfeitos, pois se reproduzem somente por esporos (conídias e clamidosporos) formados por mitose (esporos assexuais) ou ainda não se conhece seu ciclo sexuado.
Fungos Conidiais A maioria tem como característica fundamental a reprodução assexuada através da produção de conidióforos e conídios, que podem estar espalhados no micélio ou agrupados em outras estruturas. Há muitos fungos conidiais de grande importância econômica. Podem causar doenças às plantas como as antracnoses.
quitridiomiceto