O gerúndio expressa uma ação que está em curso ou que ocorre simultaneamente ou, ainda, que remete a uma ideia de progressão. Sua forma nominal é derivada do radical do verbo acrescida da vogal temática e da desinência -ndo. Exemplos: comendo; partindo.
Não é errado usar o gerúndio. Ele deve ser usado adequadamente. Você pode e deve usar o gerúndio em suas redações, provas ou concursos, desde que respeitadas as regras de seu uso.
Significado de Gerundismo substantivo masculino Uso exagerado do gerúndio como recurso discursivo, composto pela transformação verbo conjugado em um gerúndio: "vou transferir a sua ligação", ao invés do gerundismo "vou estar transferindo a sua ligação".
Existem diferenças importantes entre o gerúndio e gerundismo: O gerúndio é uma forma nominal do verbo, enquanto o gerundismo é caracterizado pelo uso abusivo dessa forma.
Gerundismo é o nome dado ao uso inadequado do gerúndio. Ele é formado pela ideia do futuro em andamento, ou seja, como se a ação não fosse terminar nunca. Já o gerúndio, quando empregado de forma correta, significa uma ação em andamento - e não o futuro em andamento.
O gerúndio, assim como as demais formas nominais, é formado pelo tema (radical + vogal temática) e, em seu caso específico, acrescido da desinência -ndo. V. Falado, corrido, aceito, entregue e escrito são exemplos de verbos flexionados no gerúndio.
O gerundismo é o uso inadequado do gerúndio e se tornou um vício de linguagem. ... Ele apareceu por conta de traduções ruins da língua inglesa e pelo uso corriqueiro e demasiado, prejudicando a comunicação verbal e escrita da forma correta do Gerúndio.
“Vou estar fazendo” é o jeito informal de dizer “estarei fazendo”. Ambos são igualmente corretos, estruturas perfeitas (e canônicas) da língua portuguesa. Nesse caso, a pessoa deixou claro que no horário mencionado a ação de fazer prova estará em curso, portanto o uso do gerúndio está impecável!
Agora, veja a construção correta, aceita pela norma padrão da língua: A empresa vai entrar em contato para resolver o problema. A empresa entrará em contato para resolver o problema.
Casos em que o gerúndio é empregado corretamente: Quando se quer expressar uma ideia ou ação que ocorre simultaneamente a outra, no passado ou no futuro; Quando se quer expressar uma ação contínua sem determinar a conclusão da mesma; Quando se quer expressar uma ação em andamento, em qualquer tempo verbal.
Já o “gerundismo” tem como estrutura “estar + gerúndio”, que não está de acordo com a gramática normativa, e assim esse uso deve ser impedido para não comprometer a credibilidade do emissor da mensagem. Para evitar o emprego desse modismo, use o tempo verbal correto – o futuro do presente.
Evitar o gerundismo é algo relativamente simples, pois seu uso é mais complicado do que a formulação de frases diretas e gramaticalmente corretas.
O gerúndio é usado corretamente quando expressa ações que estão acontecendo, no presente. Não deve ser utilizado para o futuro.
Significado de Particípio substantivo masculino Forma nominal do verbo que apresenta propriedades verbais (tempo, aspecto, voz) e nominais (gênero, caso), normalmente formada pelos sufixos ado e ido. [Gramática] Forma nominal que expressa, ao mesmo tempo, uma ação ou estado e uma qualidade.
O particípio é uma das formas nominais dos verbos, juntamente com o infinitivo e o gerúndio, não estando relacionado com nenhum modo ou tempo verbal....Particípio regular
A forma regular do particípio (com final em –ado ou –ido) deve ser combinada com os auxiliares “ter” ou “haver”, como ilustra este exemplo: “O presidente havia aceitado as manifestações.”
O particípio, em espanhol, é bem parecido ao particípio em portguês. Ambos seguem uma regra geral, e são formados acresccentando-se a desinência -ADO ao radical dos verbos da primeira conjugação e -IDO aos verbos da segunda e terceira conjugações. É chamado de participio ou participio pasado.
O presente de indicativo em espanhol é utilizado para expressar: ações habituais ou atuais. verdades ou valores universais.
É formado pelo auxiliar HABER conjugado no Presente de Indicativo (he, has, ha, hemos, habéis, han) mais o Particípio do verbo principal (terminado em -ado ou -ido). Exemplo: Esta mañana me he despertado temprano para ir a la escuela.
Los marcadores temporales son palabras o expresiones que usamos a diario para marcar el tiempo en que realizamos nuestras acciones, o sea, presente, pasado y futuro. / Os marcadores temporais são palavras ou expressões que usamos diariamente para marcar o tempo em que realizamos nossas ações, ou seja, presente, passado ...